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Título: Considerações sobre o livre arbítrio em Santo Agostinho
Autor(es): Melo, Victor Matheus Costa
Orientador(es): Paula, Márcio Gimenes de
Assunto: Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430
Livre arbítrio e determinismo
Liberdade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: MELO, Victor Matheus Costa. Considerações sobre o livre arbítrio em Santo Agostinho. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho apresenta como o entendimento de Santo Agostinho da natureza divina, permeado por uma explicação metafísica do ser derivada do neoplatonismo aliada a influência da doutrina bíblica, permite a elaboração de uma metafísica própria para explicar também a origem do mal no mundo, isentando Deus de sua responsabilidade, e, finalmente, atribuindo-o ao livre arbítrio da vontade dado ao homem. Mediante a consulta, leitura e exegese de várias obras de Agostinho, juntamente com a leitura de comentadores especializados no seu estudo, analisa-se aqui o desenrolar dos seus argumentos desde sua incursão no maniqueísmo até a sua conclusão de que apenas a vontade, desviando-se do seu curso natural, afasta-se de Deus e origina o mal moral (pecado), não havendo nela necessidade alguma que implique pecado, com exceção do fato de que ela é livre.
Abstract: The present work presents how St. Augustine's understanding of the divine nature, permeated by a metaphysical explanation of being derived from Neoplatonism allied with the influence of biblical doctrine, allows the elaboration of a metaphysics of its own to also explain the origin of evil in the world, exempting God from his responsibility, and finally attributing it to the free will given to man. By consulting, reading and exegeting various works of Augustine, together with the reading of commentators specialized in his study, the development of his arguments is analyzed here, from his incursion into Manichaeism to his conclusion that only the will, deviating from its natural course, departs from God and originates moral evil (sin), there being no necessity in it that implies sin, except for the fact that it is free.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
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