Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarinaGomesTimm_tcc.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sem lugar na Filosofia : as mulheres na formação filosófica, história e currículo
Autor(es): Timm, Marina Gomes
Orientador(es): Wuensch, Ana Miriam
Assunto: Filósofos
Mulheres
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: TIMM, Marina Gomes. Sem lugar na Filosofia: as mulheres na formação filosófica, história e currículo. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Partindo do incômodo da ausência de filósofas nas ementas das disciplinas do curso de Filosofia da Universidade de Brasília, surge esse trabalho que, num primeiro momento, busca apresentar narrativas históricas e contextos sociais sobre os quais a Filosofia se apoia, e que difamam e marginalizam as mulheres intelectuais, fazendo com que sejam ignoradas por essa área do conhecimento. Em um segundo momento, discorremos sobre a ausência das mulheres e sua sobras nos currículos dos cursos de Filosofia. Vislumbramos a quebra do círculo vicioso que mantém a ignorância em relação à produção intelectual das mulheres, jogando luz sobre esse fato e expondo as bases que apoiam esse currículo e sua prática pedagógica na formação de gerações. Nos últimos 40anos, verificamos um empenho para oferecer novas narrativas da história da filosofia com mulheres; e as poucas que atualmente encontramos indicadas nas Referências de algumas ementas de disciplinas obrigatórias só mostram que a exceção confirma a regra; ainda seguimos currículos filosóficos androcêntricos sustentados por um discurso masculino, marcadamente moderno, que mantém o apagamento de filósofas em modo de reprodução acrítica.
Abstract: Starting from the discomfort of the absence of philosophers in the syllabus of the subjects of the Philosophy course at the University of Brasilia, this work arises that, at first, seek stop resent historical narratives and social contexts on which Philosophy is based, and which defame and marginalize intellectual women, causing them to beignored by this area of​​knowledge. In a second step, we discuss the absence of women and their works in the curricula of Philosophy courses.We envision the breaking of the vicious circle that maintains ignorance in relation to the intellectual production of women, shedding light on this fact and exposing the bases that support this curriculum and its pedagogical teaching practice in the formation of generations. In the last 40 years we have seen a commitment to offer new narratives of the history of philosophy with women; and the few women we currently meet indicated in the References of some men us of mandatory subjects onlys how that the exception confirms the rule; we still follow androcentric philosophical curricula supported by a masculine discourse, markedly modern,which keeps the erasure of philosophers in uncritical reproduction mode.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.