Título: | Novo modelo de parceria público-privada para aeroportos regionais : estudo de caso aplicado ao aeroporto de Imperatriz |
Autor(es): | Barros, Pedro Paulo Sampaio |
Orientador(es): | Aragão, Joaquim José Guilherme de |
Assunto: | Aeroportos Concessões administrativas |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 27-Dez-2022 |
Referência: | BARROS, Pedro Paulo Sampaio. Novo modelo de parceria público-privada para aeroportos regionais: estudo de caso aplicado ao aeroporto de Imperatriz. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Os aeroportos brasileiros são concedidos a empresas privadas por meio de leilões feitos pelo Governo Federal. O valor de outorga ofertado pelas empresas bem como o lance mínimo divulgado não considera um cenário de construção de uma plataforma multinegócios, explorando de forma mais plena as diversas fontes de receitas que um aeroporto pode ter. Ademais, considerando a totalidade dos aeroportos abrangidos pelo Plano Aeroviário Nacional (PAN), diversos aeroportos regionais brasileiros apresentam déficits, e, consequentemente, terão dificuldades de serem inseridos em políticas de concessão. A finalidade desse trabalho é desenvolver uma metodologia de análise econômica e financeira de aeroportos que parte da ampliação do escopo do negócio da concessão, abrangendo a exploração concomitante do potencial econômico da região de influência. Resultaria dessa conjunção efeitos sinergéticos da geração de renda e da arrecadação fiscal (efeitos multiplicadores econômicos e fiscais) em montante suficiente para que o Poder Público tenha suas despesas cobertas, na hipótese de uma concessão patrocinada outorgada especificamente para cada aeroporto (investimentos prévios, contraprestação pecuniária, garantias, etc.). Secundariamente, esse crescimento induzido deverá aumentar o tráfego do aeroporto. Um estudo de caso é aplicado ao Aeroporto de Imperatriz (MA), onde foi feita a análise econômica da região que o aeroporto está inserido. A região apresentou um potencial de efeito multiplicador e de geração de tráfego promissor, tendo por base as atividades presentes (cadeias de carne), viabilizando a concessão isolada, sem necessidade de inserir seu aeroporto em um bloco de concessões onde consta como deficitário. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.