Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aragão, Joaquim José Guilherme de | - |
dc.contributor.author | Barros, Pedro Paulo Sampaio | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Pedro Paulo Sampaio. Novo modelo de parceria público-privada para aeroportos regionais: estudo de caso aplicado ao aeroporto de Imperatriz. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os aeroportos brasileiros são concedidos a empresas privadas por meio de leilões feitos pelo Governo Federal. O valor de outorga ofertado pelas empresas bem como o lance mínimo divulgado não considera um cenário de construção de uma plataforma multinegócios, explorando de forma mais plena as diversas fontes de receitas que um aeroporto pode ter. Ademais, considerando a totalidade dos aeroportos abrangidos pelo Plano Aeroviário Nacional (PAN), diversos aeroportos regionais brasileiros apresentam déficits, e, consequentemente, terão dificuldades de serem inseridos em políticas de concessão. A finalidade desse trabalho é desenvolver uma metodologia de análise econômica e financeira de aeroportos que parte da ampliação do escopo do negócio da concessão, abrangendo a exploração concomitante do potencial econômico da região de influência. Resultaria dessa conjunção efeitos sinergéticos da geração de renda e da arrecadação fiscal (efeitos multiplicadores econômicos e fiscais) em montante suficiente para que o Poder Público tenha suas despesas cobertas, na hipótese de uma concessão patrocinada outorgada especificamente para cada aeroporto (investimentos prévios, contraprestação pecuniária, garantias, etc.). Secundariamente, esse crescimento induzido deverá aumentar o tráfego do aeroporto. Um estudo de caso é aplicado ao Aeroporto de Imperatriz (MA), onde foi feita a análise econômica da região que o aeroporto está inserido. A região apresentou um potencial de efeito multiplicador e de geração de tráfego promissor, tendo por base as atividades presentes (cadeias de carne), viabilizando a concessão isolada, sem necessidade de inserir seu aeroporto em um bloco de concessões onde consta como deficitário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.title | Novo modelo de parceria público-privada para aeroportos regionais : estudo de caso aplicado ao aeroporto de Imperatriz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T12:37:55Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T12:37:55Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32962 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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