Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaCarolinaDaCostaLeite_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implementação do enquadramento de água em classes, segundo os usos preponderantes no Distrito Federal
Autor(es): Leite, Maria Carolina da Costa
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Água - qualidade
Águas superficiais
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: LEITE, Maria Carolina da Costa. Avaliação da implementação do enquadramento de água em classes, segundo os usos preponderantes no Distrito Federal. 2021.104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Enquadramento de águas superficiais do DF foi aprovado pela Resolução nº2/2014 do CRH-DF. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implementação deste instrumento de gerenciamento de recursos hídricos usando dados do monitoramento de qualidade da água e da evolução do ICE disponíveis no SIRH-DF. A partir desta avaliação, ilustrar a relação causa –consequência aplicando dois modelos DPSIR: um para a qualidade das águas superficiais do DF e outro para o Enquadramento no DF. Por fim, validar estes dois modelos com base em um Painel de Especialistas. Para que isso fosse possível foi preciso entender quais os fundamentos de qualidade da água, enquadramento de água, painel de especialistas e indicadores ambientais; sobre a relação entre desenvolvimento e meio ambiente; sobre os conceitos de governança ambiental, do princípio do poluidor-pagador e do protetor recebedor. Para realizar o estudo selecionou-se sete corpos d’água, enquadrados em diferentes classes de qualidade, para estudo de caso: rio do Sal, rio Pipiripau, córrego Riacho Fundo, rio Ponte Alta, ribeirão Sobradinho e rio Melchior. Os resultados da evolução do enquadramento não foram muito promissores revelando que ainda há muito trabalho a ser feito para se alcançar a boa qualidade da água que se almeja. Os dois modelos DPSIR construídos foram avaliados e ajustados conseguindo fazer uma boa ilustração da causalidade para que foram propostos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.