Título: | Análise da interseção rua G1 do bairro Chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiás |
Autor(es): | Araújo, Marcelo Roberto Gomes de |
Orientador(es): | Fonseca, Adelaida Pallavicini |
Assunto: | Tráfego Rodovias |
Data de apresentação: | 18-Mai-2021 |
Data de publicação: | 27-Dez-2022 |
Referência: | ARAÚJO, Marcelo Roberto Gomes de. Análise da interseção rua G1 do bairro Chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiás. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este estudo teve por finalidade a análise do projeto geométrico da interseção da rua G1 do bairro chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiás, devido a observação de elevado crescimento demográfico da região, considerável retenção do tráfego em horários de pico e contínuo mal comportamento dos motoristas, suspeitando-se que possam possivelmente serem estimulados pela configuração da geometria. Para isto procedeu-se com estudo para a constatação da evolução demográfica da região, assim como dos parâmetros definidos pelos órgãos brasileiros competentes na área de estudos de tráfego e projeto geométrico de rodovias e interseções. Foram levantados então aspectos necessários para verificação da adequação do elemento como processo de planejamento urbano, classificação de vias, critérios de escolha das interseções e estudos de tráfego. Desta forma foi possível determinar os passos metodológicos a serem tomados para a verificação da adequabilidade da interseção. Determinados os parâmetros para atestação da capacidade, observou-se que a rótula comporta o volume de tráfego atual, sendo o real motivador da retenção do fluxo, a passagem em nível entre rodovia e ferrovia em um dos arcos de acesso. Com isto foi possível estabelecer as soluções para a configuração de vias e interseção. |
Abstract: | This study had as objective the analysis of the intersection’s geometric project located on G1 street in the Chácaras Ipiranga Neighborhood, due to the observation of significant demographic growth in the region, considerable retention of traffic at rush hour and bad behavior of drivers, wich led to the suspection of being a result of a stimulus by the geometric configuration. For this purpose studies were proceeded for verifying the demographic evolution in the region, as well as studies about the parameters defined by Brazilian agencies about traffic and geometric projects of highways and intersections. Researches were made for collecting the necessary aspects for the intersection’s adequacy, likewise studies were made about urban planning, road classification, criteria for choosing intersection configuration and traffic. It was then possible to determine the methodological steps to be taken for the verification of the intersection adequacy.Once the parameters necessary to the capacity attestation were determined, it was observed that the roundabout holds o traffic volume, coming to the realization that the real reason to the retention of the flow was the level crossing between the railway line and one of the access arch. Therewith it was possible to establish solutions to the configuration of the roads and intersection. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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