Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_OdetedeLimaRosaBarroso.pdf209,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor e os desafios enfrentados na prática de uma educação inclusiva
Autor(es): Barroso, Odete de Lima Rosa
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Prática de ensino
Educação especial
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: BARROSO, Odete de Lima Rosa. O professor e os desafios enfrentados na prática de uma educação inclusiva. 2011. [41] f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Objetivo: Investigar, por meio de pesquisa teórica e empírica, a importância do professor para a Educação Inclusiva, assim como alguns desafios e dificuldades enfrentados por ele nesse processo. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 9 professores atuantes em sala com alunos com NEE em um Colégio Estadual na cidade de Anápolis-GO . Foi utilizado como Instrumento de coleta de dados uma entrevista/questionário semi-estruturado, após os resultados foram organizados e transcritos na íntegra as entrevistas e em gráficos. Resultados: A maioria dos professores (62.5%) nunca participou de nenhum curso de capacitação sobre o processo inclusivo e 69% deles nunca tiveram experiência prévia com alunos com NEE. Principais desafios enfrentados: Falta de preparo, falta de recursos materiais, financeiros, estrutura e apoio administrativo, porém todos os professores estão dispostos a vencer esses desafios e colaborar com esse processo. Os professores relataram a convivência/receptividade do aluno com NEE na sala regular ser difícil e carregada de preconceito, além disso eles recebem uma avaliação individualizada/diferenciada dos demais. Principais sentimentos citados e observados foram de “insegurança”, “medo”, “receio” e “angústia”. Todos os professores relataram ter um acompanhamento/apoio pedagógico feito por um professor de recursos e ainda afirmaram a escola não estar preparada fisicamente para receber esses alunos. Conclusão: Os professores em geral tem claro o seu papel e importância no apoio e acompanhamento do aluno com NEE incluído no ensino regular, contudo muitos elementos discursivos e práticos inexistem à sua prática cotidiana e isso promove um certo distanciamento da proposta real da inclusão. Muitos são os desafios e as dificuldades enfrentadas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons