Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Barroso, Odete de Lima Rosa | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Odete de Lima Rosa. O professor e os desafios enfrentados na prática de uma educação inclusiva. 2011. [41] f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: Investigar, por meio de pesquisa teórica e empírica, a importância do professor para a Educação Inclusiva, assim como alguns desafios e dificuldades enfrentados por ele nesse processo. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 9 professores atuantes em sala com alunos com NEE em um Colégio Estadual na cidade de Anápolis-GO . Foi utilizado como Instrumento de coleta de dados uma entrevista/questionário semi-estruturado, após os resultados foram organizados e transcritos na íntegra as entrevistas e em gráficos. Resultados: A maioria dos professores (62.5%) nunca participou de nenhum curso de capacitação sobre o processo inclusivo e 69% deles nunca tiveram experiência prévia com alunos com NEE. Principais desafios enfrentados: Falta de preparo, falta de recursos materiais, financeiros, estrutura e apoio administrativo, porém todos os professores estão dispostos a vencer esses desafios e colaborar com esse processo. Os professores relataram a convivência/receptividade do aluno com NEE na sala regular ser difícil e carregada de preconceito, além disso eles recebem uma avaliação individualizada/diferenciada dos demais. Principais sentimentos citados e observados foram de “insegurança”, “medo”, “receio” e “angústia”. Todos os professores relataram ter um acompanhamento/apoio pedagógico feito por um professor de recursos e ainda afirmaram a escola não estar preparada fisicamente para receber esses alunos. Conclusão: Os professores em geral tem claro o seu papel e importância no apoio e acompanhamento do aluno com NEE incluído no ensino regular, contudo muitos elementos discursivos e práticos inexistem à sua prática cotidiana e isso promove um certo distanciamento da proposta real da inclusão. Muitos são os desafios e as dificuldades enfrentadas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.title | O professor e os desafios enfrentados na prática de uma educação inclusiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-16T14:29:59Z | - |
dc.date.available | 2012-04-16T14:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-16T14:29:59Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3294 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3294 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|