Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KarollinneLeitePereira.pdf657,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção psicoeducacional nos anos iniciais de escolarização
Outros títulos: Psychoeducational intervention within lower grades of schooling
Autor(es): Pereira, Karollinne Leite
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Orientação educacional
Distúrbios da aprendizagem
Educação de crianças
Psicologia educacional
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: PEREIRA, Karollinne Leite. Intervenção psicoeducacional nos anos iniciais de escolarização. 2011. 96 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O processo de escolarização é complexo e envolve o trabalho de vários atores em um desafio constante de atender às necessidades de alunos que não aprendem em um ritmo igualitário. A aprendizagem escolar pode percorrer diversos caminhos de desenvolvimento, entretanto, é responsabilidade do professor e da escola atender as demandas, a fim de proporcionar a todos os alunos a oportunidade de aprender e de desenvolver seu potencial para além do reducionismo do diagnóstico clínico. Mas, qual é a eficácia da atenção individualizada a alunos que não seguem o fluxo de aprendizagem da maioria? O presente trabalho discute como os profissionais envolvidos no trabalho de intervenção psicoeducacional de uma escola de séries iniciais da rede pública de ensino do Distrito Federal se posicionam e atuam no intuito de garantir a esses alunos uma educação de qualidade. Tem por objetivo investigar a eficácia da intervenção psicoeducacional, reforço, atendimento, apoio, no desenvolvimento de crianças das séries iniciais que apresentam especificidades educacionais diferenciadas. A partir de um período de imersão da pesquisadora no cotidiano escolar, a pesquisa empírica contou com entrevistas individuais com os profissionais que realizam o trabalho de intervenção em diferentes instâncias: a Orientadora Educacional, a Pedagoga da sala de recursos, um professor pesquisador, e uma professora regente de turma. Resultados foram organizados em torno das categorias: caracterização das dificuldades de aprendizagem, tipos de intervenção, relações entre os profissionais da intervenção e as consequências para o desenvolvimento do aluno. Análises sugerem que há convergências quanto à compreensão do aluno como um ser global e capaz de atingir os objetivos educacionais; divergências quanto à condução das intervenções individuais; conflitos na dinâmica das relações profissionais; e otimismo compartilhado com relação à contribuição de cada um para o sucesso escolar dos alunos atendidos. Discussão dá visibilidade à existência de motivação pessoal para com o trabalho de intervenção e a carência de uma gestão democrática integradora na escola. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Schooling is a complex process and involves several actors in a continuum challenge towards meeting students’ needs. School learning may take different developing paths. However, it is teachers and school’s role to attend demands in order to foster learning and development to all students equally, despise medical diagnosis. But, what is individualized teaching efficacy in these cases? The research discusses the perspectives of professionals from a public elementary school in Distrito Federal, Brazil, about their psychoeducational intervention work. The study aims at investigating the efficacy of psychoeducational intervention in the development of lower grades children in literacy process that demands special pedagogical work. Empirical research counted with teachers and professionals from the Educational field currently working in the same elementary school. Individual interviews provided information about four categories investigated: Learning difficulties characterization; types of intervention; relationship among psychoeducational professionals at the school; and the intervention consequences for students development. Analyses and results show convergences concerning the understanding of students as a global being, able to reach educational goals; divergences concerning the intervention procedures; professional relationship dynamics are conflictive; and, finally, a shared optimism concerning each contribution towards students` school success. Discussion makes visible the personal motivation research participants have in fostering low learning profile students development. At the same time, it unveiled the need of an integrating and democratic school management.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons