Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulianadeSousaCardozo.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e sua potencial contribuição para a disseminação da cultura previdenciária
Autor(es): Cardozo, Juliana de Sousa
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Políticas educacionais
Data de apresentação: 27-Dez-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: CARDOZO, Juliana de Sousa. Um olhar sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e sua potencial contribuição para a disseminação da cultura previdenciária. 2011. 114 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo elege como objeto de investigação a ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira instituída pelo Decreto nº 7397, de 22 de dezembro de 2010, por uma iniciativa das entidades e dos órgãos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (COREMEC), prevê ações voltadas especificamente para a inclusão da educação financeira nas escolas, além de ações destinadas ao público-alvo adulto. Nesse estudo a problemática da disseminação da cultura de poupança se faz presente, e é analisada à luz do cenário de bônus demográfico pelo qual passa o Brasil atualmente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study chooses as the object of research ENEF - National Strategy for Financial Education established by Decree No. 7397 of December 22, 2010, by an initiative of the entities and agencies comprising the Committee on Regulation and Supervision of Financial Markets, Capital, Insurance, Pension Plans and Capitalization (COREMEC) provides for actions directed specifically to the inclusion of financial education in schools, as well as actions aimed at an adult audience. In this study the problem of spreading the culture of savings is present, and is analyzed in light of the demographic bonus scenario by which Brazil currently spends.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons