Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JessykaOhannaCostaMolinas.pdf654,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bebês institucionalizados : as interfaces da constituição do sujeito e possíveis riscos no desenvolvimento
Autor(es): Molinas, Jessyka Ohanna Costa
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Crianças - assistência em instituições
Crianças - desenvolvimento
Assistência a menores
Educação de crianças
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 13-Abr-2012
Referência: MOLINAS, Jessyka Ohanna Costa. Bebês institucionalizados: as interfaces da constituição do sujeito e possíveis riscos no desenvolvimento. 2011. vii, 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo fez uma reflexão sobre a institucionalização dos bebês em abrigos. Para discutir a temática, foi analisada a realidade institucional, o processo de constituição do sujeito, o exercício da função materna pela mãe-social e os impactos desse vínculo no desenvolvimento do lactente. Utilizou-se, no método, a observação participante, o diário de bordo e um instrumento denominado Indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) construído por Kupfer et al. (2009). Os sujeitos do estudo foram dezoito bebês, suas respectivas mães sociais, cuidadoras e os profissionais que atuam no programa de Educação Precoce do DF. Sistematizaram-se os dados encontrados, mediante uma discussão sobre o impacto da institucionalização sobre o desenvolvimento dos bebês. Nesse sentido, foi feito uma análise sobre a importância da detecção precoce e da Educação Precoce e foi apresentado em estudo de caso para ilustrar tais questões. Os resultados demonstraram que os lactentes não devem ser reduzidos aos cuidados corporais, pois, são psicologicamente ativos e necessitam do Outro para ingressarem no campo social. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma concepção dialética no desenvolvimento do bebê e a relevância de que se tenha nos abrigos um trabalho interdisciplinar que envolva pedagogos, psicólogos, médicos atentos ao que ocorre nas díades bebê / mães sociais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons