Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3287
Título: | Bebês institucionalizados : as interfaces da constituição do sujeito e possíveis riscos no desenvolvimento |
Autor(es): | Molinas, Jessyka Ohanna Costa |
Orientador(es): | Legnani, Viviane Neves |
Assunto: | Crianças - assistência em instituições Crianças - desenvolvimento Assistência a menores Educação de crianças |
Data de apresentação: | 14-Dez-2011 |
Data de publicação: | 13-Abr-2012 |
Referência: | MOLINAS, Jessyka Ohanna Costa. Bebês institucionalizados: as interfaces da constituição do sujeito e possíveis riscos no desenvolvimento. 2011. vii, 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo fez uma reflexão sobre a institucionalização dos bebês em abrigos. Para discutir a temática, foi analisada a realidade institucional, o processo de constituição do sujeito, o exercício da função materna pela mãe-social e os impactos desse vínculo no desenvolvimento do lactente. Utilizou-se, no método, a observação participante, o diário de bordo e um instrumento denominado Indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) construído por Kupfer et al. (2009). Os sujeitos do estudo foram dezoito bebês, suas respectivas mães sociais, cuidadoras e os profissionais que atuam no programa de Educação Precoce do DF. Sistematizaram-se os dados encontrados, mediante uma discussão sobre o impacto da institucionalização sobre o desenvolvimento dos bebês. Nesse sentido, foi feito uma análise sobre a importância da detecção precoce e da Educação Precoce e foi apresentado em estudo de caso para ilustrar tais questões. Os resultados demonstraram que os lactentes não devem ser reduzidos aos cuidados corporais, pois, são psicologicamente ativos e necessitam do Outro para ingressarem no campo social. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de uma concepção dialética no desenvolvimento do bebê e a relevância de que se tenha nos abrigos um trabalho interdisciplinar que envolva pedagogos, psicólogos, médicos atentos ao que ocorre nas díades bebê / mães sociais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons