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Título: Lives na Twitch : análise dos canais de games como dispositivos interacionais
Autor(es): Moreira, Jean Marcos Laveriano
Orientador(es): Oliveira, Geilson Fernandes de
Assunto: Plataformas digitais
Jogos digitais
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: MOREIRA, Jean Marcos Laveriano. Lives na Twitch: análise dos canais de games como dispositivos interacionais. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Frente a um cenário de pandemia, no qual as interações entre os indivíduos foram afetadas, muitos tiveram que se adaptar e migrar para o virtual, buscando suprir as necessidades de interação e o sentimento de proximidade. Neste contexto, identifica-se a emergência e ascensão das lives como mecanismos de troca e entretenimento em uma diversidade de plataformas. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender os processos interacionais que ocorrem na plataforma de lives Twitch, por meio de um viés qualitativo de análise de redes sociais (ARS), sendo articulado com os métodos descritivo, interpretativo e explicativo. Para isso, foi analisada a interface da plataforma e foram descritas todas as ferramentas de interação encontradas, a fim de entender os mecanismos por trás das interações presentes na Twitch. Assim sendo, como recorte específico, foram analisadas as lives de dois canais de games de criadores de conteúdo da plataforma supracitada, a saber: os canais do YoDa e do alanzoka, considerando-os como dispositivos interacionais, buscando entender como se dão e quais os tipos de interação presentes na plataforma a partir das teorias interacionais de Thompson (2018), Braga et al (2017) e Primo (2007). Desse modo, foram encontradas interações mediadas on-line e interações reativas e mútuas ao longo do processo de observação e análise das lives, as quais formam comunidades virtuais que se conectam através das ferramentas de interação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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