Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Geilson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Moreira, Jean Marcos Laveriano | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Jean Marcos Laveriano. Lives na Twitch: análise dos canais de games como dispositivos interacionais. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Frente a um cenário de pandemia, no qual as interações entre os indivíduos foram afetadas, muitos tiveram que se adaptar e migrar para o virtual, buscando suprir as necessidades de interação e o sentimento de proximidade. Neste contexto, identifica-se a emergência e ascensão das lives como mecanismos de troca e entretenimento em uma diversidade de plataformas. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender os processos interacionais que ocorrem na plataforma de lives Twitch, por meio de um viés qualitativo de análise de redes sociais (ARS), sendo articulado com os métodos descritivo, interpretativo e explicativo. Para isso, foi analisada a interface da plataforma e foram descritas todas as ferramentas de interação encontradas, a fim de entender os mecanismos por trás das interações presentes na Twitch. Assim sendo, como recorte específico, foram analisadas as lives de dois canais de games de criadores de conteúdo da plataforma supracitada, a saber: os canais do YoDa e do alanzoka, considerando-os como dispositivos interacionais, buscando entender como se dão e quais os tipos de interação presentes na plataforma a partir das teorias interacionais de Thompson (2018), Braga et al (2017) e Primo (2007). Desse modo, foram encontradas interações mediadas on-line e interações reativas e mútuas ao longo do processo de observação e análise das lives, as quais formam comunidades virtuais que se conectam através das ferramentas de
interação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Streaming (Tecnologia de transmissão de dados) | pt_BR |
dc.title | Lives na Twitch : análise dos canais de games como dispositivos interacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-08T11:19:06Z | - |
dc.date.available | 2022-12-08T11:19:06Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32850 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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