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Título: “Só uso a palavra para compor meus silêncios” : um estudo de caso sobre a surdez
Autor(es): Monteiro, Rosa Maria Godinho
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Surdez
Surdos - educação
Identidade
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: MONTEIRO, Rosa Maria Godinho. “Só uso a palavra para compor meus silêncios”: um estudo de caso sobre a surdez. 2011. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A identidade surda está centralizada na premissa: é na língua de sinais que o sujeito constrói e legitima sua identidade, pois, é a partir desta língua que o surdo recorta e significa o mundo. Para além desta questão e a partir da perspectiva histórico-cultural da subjetividade, este trabalho pretende investigar quais as condições de produção que permeiam a construção da identidade, tendo como sujeito uma surda oralizada. A metodologia de caráter qualitativo norteou o estudo de caso que teve nas entrevistas semi-estruturadas o instrumento principal de acompanhamento e registro da fala do sujeito da pesquisa. O estudo a partir da análise dos sentidos subjetivos aponta para a complexidade que permeia o processo de construção da identidade surda, que são as singularidades históricas, sociais, afetivas, psicológicas e familiares, como também a trajetória de vida de cada sujeito. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Deaf identity assumes the following premise: the deaf individual builds and legitimizes his identity within sign language because it is from this language which he frames and gives meaning to the world. Beyond this issue and from a cultural-historical perspective, this work intends to investigate the conditions of production which pervade identity formation through interviews and written production of a single oralized deaf individual. The study from the analysis of subjective meanings points to the complexity which permeates the process of deaf identity formation: historical, social, affective, psychological and familial singularities, as well as the life history of each individual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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