Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32765
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThaynaBarbosaAlmeidaPaixao_tcc.pdf587,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da pandemia do coronavírus nos serviços de uma operadora e agência de turismo de Brasília-DF
Autor(es): Paixão, Thayná Barbosa de Almeida da
Orientador(es): Borges, Aylana Laíssa Medeiros
Assunto: Agência de turismo
covid-19
Turismo - aspectos econômicos
Data de apresentação: 4-Out-2022
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: PAIXÃO, Thayná Barbosa de Almeida da. O impacto da pandemia do coronavírus nos serviços de uma operadora e agência de turismo de Brasília-DF. 2022. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As Operadoras e Agências de Turismo são afetadas por crises, entre elas econômicas, e fenômenos naturais, como o caso da pandemia da Covid-19 vivenciada, em sua maior complexidade, sobretudo, no período de 2020 a 2022. Dessa forma, o estudo se propõe a analisar o impacto da pandemia do coronavírus nos serviços de uma operadora e agência de turismo em Brasília-DF. Para tanto, foi feito primeiramente a caracterização do empreendimento enquanto operadora e agência de viagem turística, posteriormente identificou-se as ações e estratégias adotadas pelo empreendimento turístico, e por fim verificou-se quais as proposições e/ou planos futuros traçados pela operadora e agência de turismo. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa exploratória e descritiva, através de levantamento bibliográfico e documental, além da aplicação de formulário como instrumento de coleta de dados. Portanto, constatou-se que a operadora e agência de turismo analisada, adotou as ações e estratégias seguindo as orientações do Governo Federal e demais órgãos públicos, como medida para “garantir” sua permanência no mercado e estabilidade, vislumbrando uma recuperação e crescimento no período póspandêmico.
Abstract: Tour Operators and Agencies are highly affected by crises and natural phenomena, such as the Covid-19 pandemic. In this way, the study proposes to analyze the impact of the coronavirus pandemic on the services of an operator and tourism agency in Brasília-DF. In order to do so, the characterization of the enterprise as an operator and tourist travel agency was first made, then the actions and strategies adopted by the tourist enterprise were identified, and finally it was verified which propositions and/or future plans were drawn up by the operator and agency. of tourism. To achieve this objective, an exploratory and descriptive research was carried out, through a bibliographic and documentary survey, in addition to the application of a form as a data collection instrument. Therefore, it was found that the analyzed tour operator and agency adopted the actions and strategies following the guidelines of the Federal Government and other public bodies, as a measure to guarantee its survival and stability, in addition to a glimpse of recovery and growth in the post-intervention period pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.