Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3275
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SimonedeCassiaMouraMarques.pdf621,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCampos, Penélope Machado Ximenes-
dc.contributor.authorMarques, Simone de Cassia Moura-
dc.identifier.citationMARQUES, Simone de Cassia Moura. O processo de inclusão e as dificuldades do professor na sua aplicabilidade em sala de aula. 2011. viii, 42 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho pretende levantar as dificuldades encontradas pelos professores que ministram aulas em salas com alunos inclusos, verificando a existência de projetos específicos para a inclusão, bem como a dificuldade de adaptação do docente aos conteúdos adaptados. De maneira sucinta aborda a legislação com relação à inclusão, que apresenta lagunas que não permitem que o processo inclusivo avance da forma esperada. A dificuldade enfrentada para aplicação é abordada de forma teórica com respaldo no processo investigativo da pratica inclusiva na escola pesquisada, a qual foi escolhida por estar com o projeto inclusivo em pleno andamento, embora de forma precária. Assim, considerando as situações acima e com base na pesquisa metodológica qualitativa do tipo etnográfica serão levantadas as dificuldades de adaptação do professor, de forma que tais apontamentos possam servir de base para elaboração de cursos de formação específicos de professores em projetos de inclusão. Por fim, apresentasse uma análise gráfica da realidade inclusiva encontrada após a conclusão da pesquisa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleO processo de inclusão e as dificuldades do professor na sua aplicabilidade em sala de aulaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-12T13:30:40Z-
dc.date.available2012-04-12T13:30:40Z-
dc.date.issued2012-04-12T13:30:40Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3275-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3275pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons