Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaOliveiraDantas_tcc.pdf290,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A sistematização da prática terapêutica ocupacional na pandemia do SARS-CoV-2 : uma revisão integrativa
Autor(es): Dantas, Letícia Oliveira
Orientador(es): Silva, Vanina Tereza Barbosa Lopes da
Assunto: Terapia ocupacional
Covid-19
Saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: DANTAS, Letícia Oliveira. A sistematização da prática terapêutica ocupacional na pandemia do SARS-CoV-2: uma revisão integrativa. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse estudo busca sintetizar o que a literatura tem produzido em relação à terapia ocupacional e a pandemia do SARS-CoV-2 no Brasil. Traçando o cuidado em terapia ocupacional nesse cenário e versando conteúdos que envolvem o cuidado em rede, a sistematização do cuidado e da prática de terapia ocupacional, e como a mesma tem sido construída no cenário da pandemia. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que tem por finalidade identificar as práticas dos terapeutas ocupacionais durante a pandemia do SARS-CoV-2 no Brasil. As bases de dados selecionadas para o estudo foram a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a Scientific Electronic Library Online (SciELO), e os periódicos nacionais específicos de terapia ocupacional: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e a Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (REVISBRATO). Os critérios de inclusão foram textos na língua portuguesa que foram desenvolvidos no cenário brasileiro, buscando assim valorizar a produção de literatura dos terapeutas ocupacionais no atual cenário brasileiro, e artigos publicados entre o início de 2020 e fevereiro de 2022, período no qual o Brasil tem enfrentado a pandemia do SARS-CoV-2. A análise de dados se estruturou a partir de dois referenciais analíticos, o estudo “Diretrizes para a assistência da terapia ocupacional na pandemia da COVID-19 e perspectivas pós-pandemia”, produzido por terapeutas ocupacionais brasileiras buscando orientar aos terapeutas ocupacionais quanto a prática profissional nesse cenário, e o documento “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo”, especificamente suas contribuições para a Operacionalização do Processo de Terapia Ocupacional. A partir da coleta e da análise de dados observou-se uma série de estratégias e abordagens, e até mesmo objetivos terapêuticos, que atravessaram todas as práticas de terapia ocupacional analisadas. Entendendo a importância de um olhar amplo e generalista, o estudo propõe um desenho de sistematização da prática nesse contexto, e promove reflexões sobre essas estratégias e como as mesmas atravessam a prática profissional e o raciocínio clínico. Conclui-se a partir disso que o fazer terapêutico deve ser construído e baseado em um olhar amplo sobre as práticas de terapia ocupacional, não limitado a áreas de atuação, e a partir desse raciocínio macro, focalizar as abordagens na demanda do usuário ou de seu território.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.