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Título: Saberes docentes e a sociologia escolar na pandemia : análise das práticas pedagógicas no Distrito Federal
Autor(es): Palau, Cecília Aguiar Silva
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Sociologia - estudo e ensino
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Covid-19
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: PALAU, Cecília Aguiar Silva. Saberes docentes e a sociologia escolar na pandemia: análise das práticas pedagógicas no Distrito Federal. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo compreender como o trabalho docente em Sociologia foi realizado durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no ano de 2020. Tal formato de ensino, sem a utilização dos espaços físicos das unidades escolares, foi necessário devido ao distanciamento social, que teve como intuito mitigar o contágio da COVID-19. Metodologicamente a pesquisa foi guiada por entrevistas semi-estruturadas com oito (08) professores de Sociologia da rede de ensino pública do Distrito Federal. Como referencial teórico, utiliza se a noção de saberes docentes, de Maurice Tardif, e apresenta-se brevemente o ensino de Sociologia como subcampo de pesquisa, localizando a temática da formação docente e das práticas de ensino no interior dessa área de pesquisa. O material empírico foi analisado, e é apresentado à luz de três (03) categorias: a) saber docente contextualizado; b) novas práticas em curto período; c) realocação de elementos docentes. As conclusões apontam que houve uma redefinição das possibilidades do trabalho docente, junto a construção de novos saberes docentes, onde foram predominantes as atividades assíncronas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
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