Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Palau, Cecília Aguiar Silva | - |
dc.identifier.citation | PALAU, Cecília Aguiar Silva. Saberes docentes e a sociologia escolar na pandemia: análise das práticas pedagógicas no Distrito Federal. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo compreender como o trabalho docente em Sociologia foi realizado durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no ano de 2020. Tal formato de ensino, sem a utilização dos espaços físicos das unidades escolares, foi necessário devido ao distanciamento social, que teve como intuito mitigar o contágio da COVID-19. Metodologicamente a pesquisa foi guiada por entrevistas semi-estruturadas com oito (08) professores de Sociologia da rede de ensino pública do Distrito Federal. Como referencial teórico, utiliza se a noção de saberes docentes, de Maurice Tardif, e apresenta-se brevemente o ensino de Sociologia como subcampo de pesquisa, localizando a temática da formação docente e das práticas de ensino no interior dessa área de pesquisa. O material empírico foi analisado, e é apresentado à luz de três (03) categorias: a) saber docente contextualizado; b) novas práticas em curto período; c) realocação de elementos docentes. As conclusões apontam que houve uma redefinição das possibilidades do trabalho docente, junto a construção de novos saberes docentes, onde foram predominantes as atividades assíncronas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes e a sociologia escolar na pandemia : análise das práticas pedagógicas no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T13:23:46Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T13:23:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32748 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|