Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CeciliaAguiarSilvaPalau_tcc.pdf543,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCigales, Marcelo Pinheiro-
dc.contributor.authorPalau, Cecília Aguiar Silva-
dc.identifier.citationPALAU, Cecília Aguiar Silva. Saberes docentes e a sociologia escolar na pandemia: análise das práticas pedagógicas no Distrito Federal. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo compreender como o trabalho docente em Sociologia foi realizado durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no ano de 2020. Tal formato de ensino, sem a utilização dos espaços físicos das unidades escolares, foi necessário devido ao distanciamento social, que teve como intuito mitigar o contágio da COVID-19. Metodologicamente a pesquisa foi guiada por entrevistas semi-estruturadas com oito (08) professores de Sociologia da rede de ensino pública do Distrito Federal. Como referencial teórico, utiliza se a noção de saberes docentes, de Maurice Tardif, e apresenta-se brevemente o ensino de Sociologia como subcampo de pesquisa, localizando a temática da formação docente e das práticas de ensino no interior dessa área de pesquisa. O material empírico foi analisado, e é apresentado à luz de três (03) categorias: a) saber docente contextualizado; b) novas práticas em curto período; c) realocação de elementos docentes. As conclusões apontam que houve uma redefinição das possibilidades do trabalho docente, junto a construção de novos saberes docentes, onde foram predominantes as atividades assíncronas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.titleSaberes docentes e a sociologia escolar na pandemia : análise das práticas pedagógicas no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T13:23:46Z-
dc.date.available2022-12-02T13:23:46Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32748-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.