Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JanielleMagalhaesSilva_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A desconsideração da personalidade jurídica à luz da Lei de Liberdade Econômica : os impactos nas decisões do tribunal de justiça de São Paulo
Autor(es): Silva, Janielle Magalhães
Orientador(es): Frazão, Ana de Oliveira
Assunto: Direito
Personalidade jurídica
Decisões judiciais
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: SILVA, Janielle Magalhães. A desconsideração da personalidade jurídica à luz da Lei de Liberdade Econômica: os impactos nas decisões do tribunal de justiça de São Paulo. 2022. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho busca analisar os impactos e a aplicação dos novos critérios introduzidos pela Lei de Liberdade Econômica (LLE) ao art. 50 do Código Civil de 2002 que disciplina a aplicação do incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Tal análise foi realizada mediante revisão bibliográfica e análise de conteúdo de 670 acórdãos do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), os quais foram julgados no período de dois após anos promulgação da LLE, isto é, entre 20/09/2019 a 20/09/2021. A pesquisa identificou que os impactos da LLE não foram significativos no TJSP – mesmo considerando o contexto de recente inovação normativa – seja no plano concreto – por meio da perquirição dos novos requisitos legais pelas câmaras julgadoras – seja no plano simbólico – por meio de utilização da Lei como argumento de reforço.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.