Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CleitonGomesPrataDaSilva_tcc.pdf777,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criação da Defensoria Pública na Constituição de 1988 : mecanismo democrático do sistema de justiça e os desafios da atualidade na sustentação dos seus objetivos
Autor(es): Silva, Cleiton Gomes Prata da
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Assistência judiciária
Defensoria Pública
Acesso à justiça
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: SILVA, Cleiton Gomes Prata da. A criação da Defensoria Pública na Constituição de 1988: mecanismo democrático do sistema de justiça e os desafios da atualidade na sustentação dos seus objetivos. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do estudo foi examinar como as instituições que compõem a Defensoria Pública da União lhe auxiliaram no alcance do propósito constitucional para o qual foi ela foi criada, no seu exercício como mecanismo constitucional permanente de assistência jurídica gratuita aos cidadãos hipossuficientes e de acesso à justiça. Como influenciaram nas modificações de suas instituições e de que tipo elas são. O estudo foi realizado à luz da teoria da mudança gradual, baseado em Mahoney e Thelen, a partir de uma matriz institucional cuja análise baseou-se no tripé: ambiguidade institucional, agência (ou atores sociais) e poder. O método de pesquisa foi o estudo de caso com recorrência à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental. Os resultados obtidos do estudo apontaram que as instituições que compõem o universo jurídico da Defensoria Pública da União ao longo do tempo têm contribuído com o fortalecimento do seu propósito constitucional. Identificou-se o sistemático enfreamento da DPU como mecanismo democrático pelas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo federal e por órgãos autônomos, assim como a constitucionalização ampla dos direitos abrangidos na assistência jurídica, causando o engajamento dos sujeitos coletivos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.