Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/32681
Título: | O ensino de percepção musical : um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília |
Autor(es): | Corrêa, Lucas Rivero Martins |
Orientador(es): | Cernev, Francine Kemmer |
Assunto: | Música - instrução e estudo Professores de música Música - análise, apreciação |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 29-Nov-2022 |
Referência: | CORRÊA, Lucas Rivero Martins. O ensino de percepção musical: um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A percepção musical é uma importante habilidade demandada pelos músicos durante a atuação. No entanto, o desenvolvimento do ouvido musical apresenta especificidades devido à complexidade do processamento cognitivo de cada indivíduo e dos mais variados tipos de atividades, tais como a interação entre ouvir, cantar ler e escrever. Essa importância estimulou o desenvolvimento dessa pesquisa que objetivou conhecer as abordagens pedagógicas e metodológicas utilizadas por 3 professores de percepção musical na cidade de Brasília. Para realizar essa investigação, foi importante: a) conhecer a bibliografia de atuação dos profissionais da área; b) evidenciar quais as principais metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas por esses professores; c) destacar as principais concepções pedagógicas dos entrevistados; d) refletir sobre a relevância do ensino e aprendizagem da percepção musical na cidade de Brasília. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos de entrevistas. As análises das entrevistas semiestruturadas evidenciaram pontos integrados e que compõe conhecimentos essenciais para a compreensão de como a percepção musical tem sido abordada por esses professores em diversas variáveis como a formação docente, metodologias de ensino, concepções pedagógicas e importância da percepção musical para estes professores. Essa pesquisa não se esgota com o mapeamento dos conhecimentos das abordagens metodológicas e pedagógicas da percepção musical a partir destes entrevistados, mas pode contribuir com a troca de experiências, auxiliar de forma prática e teórica outros professores de música e colaborar para fomentar demais estudos sobre a percepção musical no Brasil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.