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Título: O ensino de percepção musical : um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília
Autor(es): Corrêa, Lucas Rivero Martins
Orientador(es): Cernev, Francine Kemmer
Assunto: Música - instrução e estudo
Professores de música
Música - análise, apreciação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 29-Nov-2022
Referência: CORRÊA, Lucas Rivero Martins. O ensino de percepção musical: um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A percepção musical é uma importante habilidade demandada pelos músicos durante a atuação. No entanto, o desenvolvimento do ouvido musical apresenta especificidades devido à complexidade do processamento cognitivo de cada indivíduo e dos mais variados tipos de atividades, tais como a interação entre ouvir, cantar ler e escrever. Essa importância estimulou o desenvolvimento dessa pesquisa que objetivou conhecer as abordagens pedagógicas e metodológicas utilizadas por 3 professores de percepção musical na cidade de Brasília. Para realizar essa investigação, foi importante: a) conhecer a bibliografia de atuação dos profissionais da área; b) evidenciar quais as principais metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas por esses professores; c) destacar as principais concepções pedagógicas dos entrevistados; d) refletir sobre a relevância do ensino e aprendizagem da percepção musical na cidade de Brasília. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos de entrevistas. As análises das entrevistas semiestruturadas evidenciaram pontos integrados e que compõe conhecimentos essenciais para a compreensão de como a percepção musical tem sido abordada por esses professores em diversas variáveis como a formação docente, metodologias de ensino, concepções pedagógicas e importância da percepção musical para estes professores. Essa pesquisa não se esgota com o mapeamento dos conhecimentos das abordagens metodológicas e pedagógicas da percepção musical a partir destes entrevistados, mas pode contribuir com a troca de experiências, auxiliar de forma prática e teórica outros professores de música e colaborar para fomentar demais estudos sobre a percepção musical no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022.
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