Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cernev, Francine Kemmer | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Lucas Rivero Martins | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Lucas Rivero Martins. O ensino de percepção musical: um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A percepção musical é uma importante habilidade demandada pelos músicos durante a atuação. No entanto, o desenvolvimento do ouvido musical apresenta especificidades devido à complexidade do processamento cognitivo de cada indivíduo e dos mais variados tipos de atividades, tais como a interação entre ouvir, cantar ler e escrever. Essa importância estimulou o desenvolvimento dessa pesquisa que objetivou conhecer as abordagens pedagógicas e metodológicas utilizadas por 3 professores de percepção musical na cidade de Brasília. Para realizar essa investigação, foi importante: a) conhecer a bibliografia de atuação dos profissionais da área; b) evidenciar quais as principais metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas por esses professores; c) destacar as principais concepções pedagógicas dos entrevistados; d) refletir sobre a relevância do ensino e aprendizagem da percepção musical na cidade de Brasília. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos de entrevistas. As análises das entrevistas semiestruturadas evidenciaram pontos integrados e que compõe conhecimentos essenciais para a compreensão de como a percepção musical tem sido abordada por esses professores em diversas variáveis como a formação docente, metodologias de ensino, concepções pedagógicas e importância da percepção musical para estes professores. Essa pesquisa não se esgota com o mapeamento dos conhecimentos das abordagens metodológicas e pedagógicas da percepção musical a partir destes entrevistados, mas pode contribuir com a troca de experiências, auxiliar de forma prática e teórica outros professores de música e colaborar para fomentar demais estudos sobre a percepção musical no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - análise, apreciação | pt_BR |
dc.title | O ensino de percepção musical : um estudo sobre as abordagens pedagógicas e metodológicas de 3 professores de música em Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T15:19:59Z | - |
dc.date.available | 2022-11-29T15:19:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32681 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Música
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