Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AildeLimaeSilva.pdf258,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais
Autor(es): Silva, Ailde Lima e
Orientador(es): Reis, Carla de Borja
Assunto: Leitura - educação
Educação especial
Literatura
Educação inclusiva
Data de apresentação: 29-Abr-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: SILVA, Ailde Lima e. A contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais. 2011. vii, 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho traz uma pesquisa científica sobre a contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais, procura ressaltar a importância de se ler e saber interpretar o que se lê. Um dos principais problemas que enfrentamos na educação brasileira, além do descaso é a pouca importância que se dá a leitura, cultura que impera em nossos cidadãos, pois o país conta com um alto índice de analfabetos funcionais, o que afeta grandemente aos alunos com necessidades educacionais especiais, que são os mais penalizados. Os objetivos propostos na pesquisa foram pensados como uma forma de promover e apoiar educandos e educadores na busca por um espaço e por atividades que promovam a socialização. Os temas apresentados foram pesquisados de forma a referenciar a importância da leitura da literatura pelos alunos ANEES e a interação dos mesmos na escola comum. A metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa e qualitativa e teve como foco a investigação do desenvolvimento e potencialidades dos alunos ANEEs. O processo de análise de dados foram feitos à medida que os dados foram produzidos, verificando a veracidade das informações, alcançando os objetivos propostos. A construção de uma sociedade inclusiva exige mudanças de idéias e práticas, portanto faz-se necessário que a escola viabilize projetos que atendam a todos, independentes de suas necessidades educacionais especiais, de forma a garantir a participação de todos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons