Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Carla de Borja | - |
dc.contributor.author | Silva, Ailde Lima e | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ailde Lima e. A contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais. 2011. vii, 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma pesquisa científica sobre a contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais, procura ressaltar a importância de se ler e saber interpretar o que se lê. Um dos principais problemas que enfrentamos na educação brasileira, além do descaso é a pouca importância que se dá a leitura, cultura que impera em nossos cidadãos, pois o país conta com um alto índice de analfabetos funcionais, o que afeta grandemente aos alunos com necessidades educacionais especiais, que são os mais penalizados. Os objetivos propostos na pesquisa foram pensados como uma forma de promover e apoiar educandos e educadores na busca por um espaço e por atividades que promovam a socialização. Os temas apresentados foram pesquisados de forma a referenciar a importância da leitura da literatura pelos alunos ANEES e a interação dos mesmos na escola comum. A metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa e qualitativa e teve como foco a investigação do desenvolvimento e potencialidades dos alunos ANEEs. O processo de análise de dados foram feitos à medida que os dados foram produzidos, verificando a veracidade das informações, alcançando os objetivos propostos. A construção de uma sociedade inclusiva exige mudanças de idéias e práticas, portanto faz-se necessário que a escola viabilize projetos que atendam a todos, independentes de suas necessidades educacionais especiais, de forma a garantir a participação de todos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Literatura | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | A contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-12T11:30:51Z | - |
dc.date.available | 2012-04-12T11:30:51Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-12T11:30:51Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3267 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3267 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|