Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AildeLimaeSilva.pdf258,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Carla de Borja-
dc.contributor.authorSilva, Ailde Lima e-
dc.identifier.citationSILVA, Ailde Lima e. A contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais. 2011. vii, 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho traz uma pesquisa científica sobre a contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiais, procura ressaltar a importância de se ler e saber interpretar o que se lê. Um dos principais problemas que enfrentamos na educação brasileira, além do descaso é a pouca importância que se dá a leitura, cultura que impera em nossos cidadãos, pois o país conta com um alto índice de analfabetos funcionais, o que afeta grandemente aos alunos com necessidades educacionais especiais, que são os mais penalizados. Os objetivos propostos na pesquisa foram pensados como uma forma de promover e apoiar educandos e educadores na busca por um espaço e por atividades que promovam a socialização. Os temas apresentados foram pesquisados de forma a referenciar a importância da leitura da literatura pelos alunos ANEES e a interação dos mesmos na escola comum. A metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa e qualitativa e teve como foco a investigação do desenvolvimento e potencialidades dos alunos ANEEs. O processo de análise de dados foram feitos à medida que os dados foram produzidos, verificando a veracidade das informações, alcançando os objetivos propostos. A construção de uma sociedade inclusiva exige mudanças de idéias e práticas, portanto faz-se necessário que a escola viabilize projetos que atendam a todos, independentes de suas necessidades educacionais especiais, de forma a garantir a participação de todos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLeitura - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordLiteraturaen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleA contribuição da literatura para os alunos com necessidades especiaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-12T11:30:51Z-
dc.date.available2012-04-12T11:30:51Z-
dc.date.issued2012-04-12T11:30:51Z-
dc.date.submitted2011-04-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3267-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3267pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons