Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MallonFranciscoFelipeRodriguesDeAragao_tcc.pdf636,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evasão e infrequência escolar de adolescentes na modalidade da educação de jovens e adultos, no ensino médio, no município de Itaquitinga/PE, no período da pandemia da COVID-19
Autor(es): Aragão, Mallon Francisco Felipe Rodrigues de
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Direito à educação
Pandemia
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: ARAGÃO, Mallon Francisco Felipe Rodrigues de. A evasão e infrequência escolar de adolescentes na modalidade da educação de jovens e adultos, no ensino médio, no município de Itaquitinga/PE, no período da pandemia da COVID-19. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho debate a evasão e a (in)frequência escolar de adolescentes na modalidade da educação de jovens e adultos – EJA em uma escola pública do estado de Pernambuco na pandemia da Covid-19. O estudo tem o objetivo de compreender os impactos da Pandemia da Covid-19 na (in)frequência adolescentes que estudam na modalidade de ensino da EJA. Para isso buscamos realizar uma pesquisa que visou fundamentalmente caracterizar o direito à educação e a EJA na pandemia, buscando indicadores sobre a frequência/infrequência escolar, mas que também quer entender quais as políticas e ações foram criadas pelos governos para atender esse público durante a suspensão das aulas presenciais. A pesquisa acontece no município de Itaquitinga/PE. Metodologicamente a pesquisa inicia com uma parte bibliográfica, que constrói um apurado de pesquisas sobre a temática, a partir do que chamamos de estado da arte. Foram pesquisados teses e dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Cumpre registrar que nossa pesquisa é qualitativa e que o método de análise é documental. Embasados prioritariamente em autores como ARROYO, FREIRE, TEIXEIRA e CURY, discutimos os aspectos voltados a educação como direito humano, depois a EJA e a relação da escola com a pandemia. Ao final são apresentados dados e questões quanto a evasão e a permanência de adolescentes na EJA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.