Título: | Direitos das crianças e adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade : uma experiência desenvolvida no CREAS de São Gonçalo do Amarante-RN |
Autor(es): | Matos, Marisa Karina de Miranda |
Orientador(es): | Antunes, Josiene Camelo Ferreira |
Assunto: | Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Violência contra crianças e adolescentes Assistência social - políticas |
Data de apresentação: | 6-Mar-2022 |
Data de publicação: | 28-Nov-2022 |
Referência: | MATOS, Marisa Karina de Miranda. Direitos das crianças e adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade: uma experiência desenvolvida no CREAS de São Gonçalo do Amarante-RN. 2022. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A violência com crianças e adolescentes, atualmente, é reconhecida como um problema que mobiliza a atuação das diversas instituições, governamentais ou não governamentais, envolvidas com a promoção da saúde pública. O estudo pretende destacar uma intervenção desenvolvida durante a realização do estágio em Serviço Social realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de São Gonçalo do Amarante-RN. Toma como objetivo geral a construção, execução e avaliação de uma intervenção desenvolvida para estimular a prevenção e combate da violência para com crianças e adolescentes. Se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo, os instrumentos de pesquisa
utilizados foram a observação participante, diário de campo, pesquisa bibliográfica e questionário. O público-alvo foram grupos de crianças e adolescentes de uma escola pública do município de São Gonçalo do Amarante/RN, além da presença de alguns pais e responsáveis. Como resultados foi observado que a intervenção proporcionou aos estudantes uma reeducação no que diz respeito ao convívio familiar e comunitário sem violência, como divulgação acerca da rede de atendimento a proteção e o CREAS. Por fim, avaliamos o quão é importante desenvolver atividades que não se restrita aos espaços físicos do CREAS, e que leve a política da assistência social para outros espaços como as escolas pode ser uma estratégia muito enriquecedora, principalmente para aqueles estudantes inseridos no âmbito de vulnerabilidade social, pois as informações mediadas a esses usuários são importantes para fortalecer e potencializar o seu poder de participação na busca pelos seus direitos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.