Título: | A militarização de escolas no Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Vinícius Velloso de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Militarização Distrito Federal (DF) - educação Educação militar |
Data de apresentação: | 12-Mai-2022 |
Data de publicação: | 24-Nov-2022 |
Referência: | OLIVEIRA, Vinícius Velloso de. A militarização de escolas no Distrito Federal. 2022. 61 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A presente investigação tem por objetivo analisar a militarização de escolas, no Distrito Federal, a partir de estudos de pesquisas recentemente publicadas (2018-2021). A pesquisa apoiou-se, sobretudo, nos estudos de Martins (2019), Mendonça (2019a, b) e Santos, C. de A. (2021), que apontam o programa como sendo um movimento político de caráter neoliberal e conservador, que inviabiliza a subjetividade de alunos e professores, em um ambiente no qual antes se tinha a liberdade como uma característica plena, mas que passou a ser cerceada por meio da imposição de hierarquia e disciplina ferrenhas e regras rígidas alinhadas a uma ideologia militarista condizente com o atual Governo Federal. A abordagem qualitativa da pesquisa se baseou em procedimentos tais como: análise em fontes primárias e secundárias. O processo de militarização da educação no Brasil não é recente, surgindo em Goiás na década de 1990. Contudo, no Distrito Federal, o processo teve seu ponto de partida em 2019, com a divulgação da primeira portaria e seleção das quatro primeiras Escolas de Gestão Compartilhada. Atualmente, são quinze instituições militarizadas no DF, tendo sido a mais recente, até a data deste trabalho de conclusão de curso, militarizada no dia 26 de abril de 2022. Os resultados da pesquisa mostram um programa politizado que desfigura a instituição escolar atacando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), os artigos n° 205 e 206 da Constituição Federal (BRASIL, 1988) e a constante luta da categoria de professores para que se alcance a educação pública gratuita e de qualidade. |
Abstract: | This investigation aims to analyze schools militarization on Distrito Federal (DF), from recent published research studies (2018-2021). This research is mainly based on Martins’s (2019), Mendonça’s (2019a, b) and Santos, C. de A’s (2021) studies which express the idea of the program being a neoliberal and conservative political movement that makes students and teachers’s subjectivity unfeasible in a place that liberty was before an attribute, but then it was restricted by the imposition of fierced hierarchy and discipline and inflexible rules aligned to a militarist ideology that fits with current Federal Government. The qualitative approach was based on primal and secondary sources of research as methodological procedures. The militarization process in Brazil is not recent, emerging in Goiás in the 1990’s decade. Although, in the Distrito Federal this process began in 2019 with the first ordinance disclosure and the first four Shared Management Schools being selected for the militarization. Until now there are fifteen schools in this program in DF. The most recent school was militarized on April 26, 2022. The results of the research present a politzed program that deforms the scholar institution attacking the Educational Directives and Bases Law (LDB, 1996), 205th and 206th articles of the Federal Constitution (1988) and the constant professorship’s strife for reaching a free, public and of quality education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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