Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaAraujoFelix_tcc.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorFélix, Letícia Araújo-
dc.identifier.citationFÉLIX, Letícia Araújo. Educação popular de jovens e adultos no CEDEP-DF: recortes narrativos de percalços e superações durante a pandemia de COVID-19. 2022. 103 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs anos de 2020 e 2021 foram intensos devido à pandemia de COVID-19 que se alastrou pelo Brasil e pelo mundo ceifando vidas e deixando consequências nos âmbitos social, econômico e político. Assim como em diversas áreas fundamentais da sociedade, a área da educação necessitou de inúmeras adaptações e transformações, sendo a principal delas, a mudança do ensino presencial para o ensino remoto, opção adotada em todas as regiões do país. Posto isso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar os aspectos que influenciaram no processo e na disposição de educandos e educandas populares do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá a ingressarem e permanecerem no projeto de educação popular mesmo em um contexto de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa percorreu alguns pontos específicos e que foram viáveis por meio da metodologia utilizada. A abordagem adotada para a presente pesquisa foi a de natureza qualitativa, e para tanto, valeu-se dos seguintes instrumentos: entrevista, usando um questionário com itens abertos e fechados, e grupo focal, para uma mostra aprofundada do tema em questão. Tais instrumentos foram efetivos por meio das narrativas dos(as) educandos(as), pois a pesquisa demonstrou que os relatos de experiências dos(as) educandos(as), assim como o reconhecimento sensível e atento sobre os mesmos são de extrema potência social e pedagógica, devendo esses esforços, estratégias e perseverança para superar os percalços enfrentados durante a pandemia, serem considerados nos planejamentos pedagógicos, intervenções e ações da educação popular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleEducação popular de jovens e adultos no CEDEP-DF : recortes narrativos de percalços e superações durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T15:39:35Z-
dc.date.available2022-11-23T15:39:35Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32622-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The years 2020 and 2021 were intense due to the COVID-19 pandemic, which spread across Brazil and the world, claiming lives and leaving consequences in the social, economic and political spheres. As in several fundamental areas of society, the area of education required numerous adaptations and transformations, the main one being the change from face-to-face teaching to remote teaching, an option adopted in all regions of the country . That said, the research aimed to identify the aspects that influenced the process and willingness of students of the Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, to join and remain in the popular education project even in a context of remote teaching, due to to the COVID-19 pandemic. To achieve this objective, some specific points were covered and that were feasible through the methodology used. The research is qualitative in nature and makes use of the following approaches: interview using a questionnaire with open and closed items, and focus group, for an in-depth show of the topic in question. Such approaches were effective through the students' narratives. The research showed that the reports of experiences of the students, as well as the sensitive and attentive recognition of them, are of extreme social and pedagogical power, and these efforts, strategies and perseverance must be overcome to overcome the obstacles faced during the pandemic be considered in the pedagogical plans, interventions and actions of popular education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.