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Título: O curso de formação inicial do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP) : singularidades e significação na perspectiva das alfabetizadoras populares
Autor(es): Santos, Crislanqueni Alves dos
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Assunto: Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Data de apresentação: 30-Nov-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: SANTOS, Crislanqueni Alves dos. O curso de formação inicial do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP): singularidades e significação na perspectiva das alfabetizadoras populares. 2011. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, foi criado com o principal, mas não único, objetivo de acolher e alfabetizar moradores da comunidade a fim de que, possam lutar pelos direitos individuais e coletivos em prol da melhoria das suas condições de vida. No processo de desenvolvimento da alfabetização, é preciso que haja pessoas interessadas em assumir as turmas compostas por jovens e adultos da comunidade que se increvem na alfabetização, ou seja, é necessário que estas alfabetizadoras(es), entendam como e por quê se dá o processo de "nascimento" do CEDEP e como os trabalhos são desenvolvidos pela/na entidade, para isso. É necessário organizar um curso de formação inicial de alfabetizadoras(es) populares. Nesse curso, o CEDEP, conta com a parceria da Faculdade de Educação –FE da Universidade de Brasília - UnB, cabendo a esta a certificação. Nesse trabalho descrevo o curso de formação inicial de alfabetizadoras(es) do CEDEP, para funcionamento do Grupo de Educação de Jovens e Adultos – GAJA e outras particularidades da educação de jovens e adultos oferecida pelo CEDEP, com apoio teórico/metodológico de REIS(2000), JESUS(2007), FREIRE(1979,2008), MELO(2009), MARIZ(2004), SANTOS(2010). Como sujeitos de pesquisa escolho três alfabetizadoras de nível superior completo, que participaram de cursos de formação inicial de alfabetizadoras(es) populares do CEDEP e que atuaram na alfabetização de jovens e adultos. Elas trazem como contribuição, as suas significações acerca do curso de formação inicial, e fazem uma relação com o mesmo e o curso superior no qual se graduaram. O resultado da pesquisa aponta a ausência da prática nos cursos superiores de formação de professores e a relevância do curso de formação inicial de alfabetizadores do CEDEP para constituição de uma alfabetizadora(o) acadêmico-politicamente competente, amoroso e socialmente comprometido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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