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2022_BelemitaMoreiraGoncalvesDeMelo_tcc.pdf266,88 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMoreira, Ana Maria de Albuquerque-
dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorMelo, Belemita Moreira Gonçalves de-
dc.identifier.citationMELO, Belemita Moreira Gonçalves de. Permanência estudantil na Universidade de Brasília: análise de estratégias institucionais no contexto do ensino remoto emergencial. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo central analisar as estratégias institucionais organizadas pela Universidade de Brasília – UnB para a permanência dos estudantes no contexto do ensino remoto emergencial devido às medidas de isolamento social, estabelecidas em decorrência da pandemia da COVID-19. Alguns dos autores que abordaram o assunto e fizeram parte da fundamentação teórica foram Cunha (1980), Aranha (1996), Santos (2005), Bourdieu e Passeron (1992). O estudo foi desenvolvido por meio das abordagem qualitativa, utilizando a análise documental e análises de dados estatísticos para levantar e compreender a importância das ações institucionais implementadas a partir de uma pesquisa social aplicada pela UnB antes da entrada no ensino remoto emergencial e logo após a primeira etapa desse trabalho ao longo de 2020. Os resultados deste estudo mostram quais foram as demandas trazidas pelos estudantes para a continuidade de seus estudos, ações elaboradas pela Universidade de Brasília e suas contribuições para a permanência dos estudantes. As conclusões destacam as novas vulnerabilidades, tecnológicas e institucionais, que emergiram com a pandemia da COVID 19 e a importância de a universidade se estruturar para identificar as novas prioridades e atuar na direção de garantir a permanência dos estudantes em distintos contextos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - estudantespt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.titlePermanência estudantil na Universidade de Brasília : análise de estratégias institucionais no contexto do ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T14:17:24Z-
dc.date.available2022-11-23T14:17:24Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32616-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this article is to analyze the institutional strategies organized by the University of Brasília - UnB for the permanence of students in the context of emergency remote teaching due to social isolation measures, established as a result of the COVID-19 pandemic. Some of the authors who approached the subject and were part of the theoretical foundation were Cunha (1980), Aranha (1996), Santos (2005), Bordieu and Passeron (1992). The study was developed through a qualitative approach, using document analysis and statistical data analysis to raise and understand the importance of institutional actions 9 implemented from a social research applied by UnB before entering emergency remote teaching and soon after the first stage of this work throughout 2020. The results of this study show which were the demands brought by students for the continuity of their studies, actions developed by the University of Brasília and their contributions to the permanence of students. The conclusions highlight the new vulnerabilities, technological and institutional, that emerged with the COVID 19 pandemic and the importance of the university structuring itself to identify the new priorities and act in the direction of guaranteeing the permanence of students in different contexts.pt_BR
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