Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuanaRibeiroBras_tcc.pdf698,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social na garantia do melhor interesse da criança : avanços e desafios da guarda compartilhada
Autor(es): Brás, Luana Ribeiro
Orientador(es): Pereira, Verônica Aparecida
Assunto: Crianças e adolescentes
Guarda compartilhada
Serviço social
Data de apresentação: 5-Mar-2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: BRÁS, Luana Ribeiro. O serviço social na garantia do melhor interesse da criança: avanços e desafios da guarda compartilhada. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho analisa a contribuição do Serviço Social na garantia do melhor interesse da criança e do adolescente a partir da guarda compartilhada. A pesquisa fundamenta nas legislações brasileiras de nº 11.698/2008 e nº 13.058/2014 que institui e regulamenta a guarda compartilhada. Este trabalho tem como objetivo principal identificar a importância do Serviço Social, tendo em vista o melhor interesse da criança em situações de guarda. Alinhado ao método materialista histórico dialético, que entende o real como totalidade concreta, os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados em fontes primárias e base de dados secundários. A revisão bibliográfica esteve fundamentada principalmente na análise de legislação sobre a guarda compartilhada (2008 e 2014), amparada pelos demais instrumentos legais (especialmente o ECA), analisada a partir dos referenciais teóricos de estudiosos que abordam o conceito de famílias e Serviço Social, guarda compartilhada, direitos e infância na sociedade contemporânea. A fim de que fosse melhor analisado o tema, a abordagem do artigo foi efetivada de forma a analisar como tem sido compreendido a guarda compartilhada nas atuais mudanças da legislação, e como isso se aproxima, ou não, do melhor interesse da criança e adolescente. Ao adotar essa metodologia buscou-se responder algumas indagações que norteiam o trabalho, sobretudo no que diz respeito à garantia de direitos de crianças e adolescentes que vivenciam a guarda compartilhada e a participação do Serviço Social na aplicabilidade do melhor interessa das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.