Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceloNicolinideOliveira.pdf22,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da capacidade de emergência de oito espécies de árvores do cerrado, milho, feijão-de-porco e plantas espontâneas sob diferentes quantidades de palhada de brachiaria
Autor(es): Oliveira, Marcelo Nicolini de
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Plantas forrageiras
Capim-braquiária
Cerrado
Germinação
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Marcelo Nicolini de. Avaliação da capacidade de emergência de oito espécies de árvores do cerrado, milho, feijão-de-porco e plantas espontâneas sob diferentes quantidades de palhada de brachiaria. 2011. 39 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes quantidades de palhada na capacidade de emergência de sementes de 10 espécies de plantas, arbóreas e anuais, bem como na emergência/supressão de plantas espontâneas. O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa - UnB, em blocos ao acaso, com seis tratamentos em cinco repetições. Os tratamentos foram: 0, 5, 10, 15, 20 e 25 toneladas por hectare de palhada de brachiaria. Foram feitas análises semanais de emergência para cada espécie em todos os blocos e tratamentos. A massa fresca das plantas espontâneas foi avaliada ao final do período experimental. Foi observado que uma camada de palhada de 5 t/ha diminuiu significativamente a emergência e a massa fresca de plantas espontâneas. Milho, feijão-de-porco, jatobá e barú não foram afetadas pela quanirdade crescente de palhada. Foi observado que 5 t/ha de palhada apresenta vantagens na supressão de plantas espontâneas sem afetar de forma significativa a emergência de espécies arbóreas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons