Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Santos, Caroline Felix dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Caroline Felix dos. A participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema a participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral pautou-se em compreender a percepção docente acerca da participação dos pais no processo de aprendizagem das crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Intrinsecamente ligados ao objetivo geral, os objetivos específicos são: construir um levantamento bibliográfico acerca da participação dos pais no processo de aprendizagem das crianças; analisar como o docente reconhece a participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças e, por fim, investigar as transformações nas relações de aprendizagem no contexto pós-pandemia. Metodologicamente foi utilizada uma abordagem qualitativa, sendo amparada por um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura. Espera-se que esse trabalho contribua para dar visibilidade e reforçar a importância da relação família-escola no processo de aprendizagem, possibilitando a identificação da dificuldade das famílias de retomar o lugar da escola como protagonista no processo de aprendizagem pós-pandemia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - desempenho dos alunos | pt_BR |
dc.title | A participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T15:49:23Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T15:49:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32564 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has as its theme the participation of families in the learning process of children in the early years of elementary school. The general objective was based on understanding the teachers’ perception about the parents’ participation in the learning process of children in the early years of elementary school. Intrinsically linked to the general objective, the specific objectives are: to build a bibliographic survey about the participation of parents in the children’s learning process; to analyze how the teacher recognizes the participation of families in the children’s learning process and, finally, to investigate the transformations in the learning relationships in the post-pandemic context. Methodologically, a qualitative approach was used, supported by a bibliographic survey and a literature review. It is expected that this work contributes to give visibility and reinforce the importance of the family-school relationship in the learning process, allowing the identification of the difficulty of families to resume the place of the school as a protagonist in the post-pandemic learning process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|