Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KharolinneMiguelDeSouza_tcc.pdf321,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A violência intrafamiliar contra crianças de zero a seis anos e suas implicações negativas na aprendizagem escolar : um ensaio acadêmico
Outros títulos: Intrafamily violence against 0-6 years old children and its implications in school learning : an academic essay
Autor(es): Souza, Kharolinne Miguel de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Violência contra crianças e adolescentes
Educação de crianças
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Nov-2022
Referência: SOUZA, Kharolinne Miguel de. A violência intrafamiliar contra crianças de zero a seis anos e suas implicações negativas na aprendizagem escolar: um ensaio acadêmico. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A mídia tem veiculado casos de violência contra crianças, incluindo morte por agressões cometidas por membros da família, que revelam que a violência intrafamiliar não está presente apenas em lares de famílias de baixa renda e de pouca escolarização. A violência intrafamiliar envolve atitudes agressivas no ambiente familiar que são justificadas pelos por um ou mais membros como correções de comportamentos não aceitáveis praticadas contra outro ou outros membros. Além das agressões de cunho corretivo, a violência sexual no âmbito familiar também é recorrente. Este estudo ensaístico objetiva explorar como a violência intrafamiliar contra a criança pode estar implicada nos processos de escolarização à luz da Psicologia do Desenvolvimento Humano, a qual concebe os processos de mudança em seus aspectos físico, cognitivo e socioafetivo de forma sistêmica. Aborda-se, ainda, a construção social da infância por Phillipe Ariés (1979) e os olhares sobre acriança como indivíduo em desenvolvimento na Neurociência Cognitiva, mas especificamente por Crespi (2021) e Cuminale (2015).Assim, este trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório no âmbito das publicações divulgadas a partir de veículos regulatórios sobre o assunto, como a Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, e publicações de amplo alcance por meio da mídia digital. Tem como objetivo analisaras variadas formas e conceitos de violência contra crianças a no contexto da família mediante comparação dos documentos regulatórios e das ilustrações de casos extraídos da mídia. Discutiu-se especificamente a violência intrafamiliar, pois ela é um mal que assola famílias, independente de classe social, etnia, cultura, país. Por meio deste estudo, evidenciou-se o quanto é prejudicial à criança vivenciar de forma constante a violência no ambiente familiar. Destacou-se a importância da escola como contexto de acolhida. Por fim, ao considerar que toda forma de violência é, fundamentalmente, psicológica, optou-se por enfatizar o aspecto afetivo e simbólico dos abusos físicos, emocionais e sexuais. Pois, não existe violência física sem consequências profundas no sistema emocional e psíquico do ser humano.
Abstract: The media has reported cases of violence against children, including death from assaults committed by family members, which reveal that intrafamily violence is not only present in low-income and low-school families. Intrafamily violence involves aggressive attitudes in the family environment that are justified by one or more members as corrections of unacceptable behaviors practiced against another or other members. In addition to corrective aggression, sexual violence in the family environment is also recurrent. This essayaims to explore how intrafamily violence against the child may be involved in the processes of schooling in the light of The Psychology of Human Development, which conceives the processes of change in its physical, cognitive and socioaffective aspects in a systemic way. It also addresses the social construction of childhood by Phillipe Ariés (1979) and the views on the child as anindividual in development in Cognitive Neuroscience, but specifically by Crespi (2021) and Cuminale (2015). Thus, this paper conducts bibliographical research of exploratory qualitative characterin the scope of publications published from regulatory vehicles on the subject, such as the World Health Organization and the Ministry of Health, and publications of wide reach through digital media. It aims to analyze the various forms and concepts of violence against children in the family context by comparing regulatory documents and illustrations of cases extracted from the media. Intrafamily violence was specifically discussed, as it is an evil that plagues families, regardless of social class, ethnicity, culture, country. Through this study, it was evidenced how harmful it is for the child to constantly experience violence in the family environment. The importance of the school as a welcoming context was highlighted. Finally, considering that every form of violence is fundamentally psychological, we chose to emphasize the affective and symbolic aspect of physical, emotional and sexual abuse. For, there is no physicalviolence without profound consequences in the emotional and psychic system of the human being.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.