Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VitoriaGomesBrito_tcc.pdf474,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorBrito, Vitória Gomes-
dc.identifier.citationBRITO, Vitória Gomes. A neurociência e a Pedagogia Waldorf: o papel do professor e da ludicidade na formação do discente e na sua construção do conhecimento. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom a finalidade de relacionar a Neurociência e a ação educativa, no âmbito do conhecimento e em como ele acontece, este trabalho de conclusão de curso de graduação sugere discutir a Aprendizagem e as contribuições da Neurociência, a partir de estratégias de ensino usadas em escolas na formação discente e na construção do conhecimento, especificamente, no que abrange a Pedagogia Waldorf e o papel do professor, que se utilizada ludicidade nessa formação. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as principais áreas de estudos neuronais envolvidos na aprendizagem e como eles contribuem positivamente para o ensino. Constatou-se a forte relação entre sistemas neurais e aprendizagem, além de compreender como as estratégias de ensino complementam esses processos. Ademais, buscou-se o entendimento de como as redes neurais são estabelecidas no momento de aprendizagem, do mesmo modo de que forma os estímulos chegam até o cérebro, como se tem acesso às informações e a maneira como as memórias se consolidam. Por fim, discutiu-se o importante papel do professor como principal mediador desses processos nas práticas pedagógicas visando o desenvolvimento integral do estudante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordNeurociênciaspt_BR
dc.titleA neurociência e a Pedagogia Waldorf : o papel do professor e da ludicidade na formação do discente e na sua construção do conhecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T13:48:28Z-
dc.date.available2022-11-21T13:48:28Z-
dc.date.submitted2022-09-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32557-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.