Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Brito, Vitória Gomes | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Vitória Gomes. A neurociência e a Pedagogia Waldorf: o papel do professor e da ludicidade na formação do discente e na sua construção do conhecimento. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a finalidade de relacionar a Neurociência e a ação educativa, no âmbito do conhecimento e em como ele acontece, este trabalho de conclusão de curso de graduação sugere discutir a Aprendizagem e as contribuições da Neurociência, a partir de estratégias de ensino usadas em escolas na formação discente e na construção do conhecimento, especificamente, no que abrange a Pedagogia Waldorf e o papel do professor, que se utilizada ludicidade nessa formação. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as principais áreas de estudos neuronais envolvidos na aprendizagem e como eles contribuem positivamente para o ensino. Constatou-se a forte relação entre sistemas neurais e aprendizagem, além de compreender como as estratégias de ensino complementam esses processos. Ademais, buscou-se o entendimento de como as redes neurais são estabelecidas no momento de aprendizagem, do mesmo modo de que forma os estímulos chegam até o cérebro, como se tem acesso às informações e a maneira como as memórias se consolidam. Por fim, discutiu-se o importante papel do professor como principal mediador desses processos nas práticas pedagógicas visando o desenvolvimento integral do estudante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neurociências | pt_BR |
dc.title | A neurociência e a Pedagogia Waldorf : o papel do professor e da ludicidade na formação do discente e na sua construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:48:28Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T13:48:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32557 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|