Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Felipe, Paulo Henrique de | - |
dc.contributor.author | Silva, Rafaela Maria | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Maria. Impactos da pandemia na alfabetização: intersecções entre desigualdades sociais e desigualdades educacionais. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | É consenso que a pandemia, causada pela COVID-19, impactou na vida de muitas pessoas e em vários setores da sociedade. No que se refere à educação, muitas escolas tiveram que utilizar novos recursos para ensinar, sobretudo aqueles voltados ao uso da internet, em face do Ensino Remoto Emergencial (ERE), imposto pela necessidade de distanciamento social entre as pessoas. Diante desse cenário, professores e crianças precisaram se readaptar a esse novo modo de ensino e encontrar nele soluções possíveis para o desenvolvimento de suas demandas educacionais. Tomando este cenário como ponto de partida, o objetivo neste trabalho é analisar como a pandemia impactou no primeiro ciclo da alfabetização, ou seja, do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. A fim de cumprir com esse objetivo, nossa análise levou em conta entrevistas com duas professoras alfabetizadoras, em dois contextos diferentes: (i) a alfabetização em contexto de sala de aula da escola pública e (ii) a alfabetização em contexto da sala de aula da escola particular. Pretende-se observar como esses diferentes cenários lidaram com os problemas impostos pela pandemia, e, também, verificar se a pandemia acentuou o abismo que existe entre as classes sociais em relação ao direito à educação, em virtude da desigualdade de acesso aos recursos educacionais. Assim, constatou-se que com a pandemia as crianças com menores privilégios socioeconômicos e pretas/pardas foram as que mais manifestaram dificuldades de se alfabetizar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia na alfabetização : intersecções entre desigualdades sociais e desigualdades educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:05:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T13:05:49Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32555 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is a consensus that the pandemic, caused by COVID-19, has impacted the lives of many people and various sectors of society. Regarding education, many schools had to use new resources toteach, especially those aimed at the use of the internet, in the face of Emergency Remote Teaching (ERE), imposed by the need for social distance between people. Faced with this scenario, teachers and children had to readapt to this new way of teaching and find possible solutions for the development of their educational demands. Taking this scenario as a starting point, the objective of this work is to analyze how the pandemic impacted the first cycle of literacy, that is, from the 1stto the 3rdyear of elementary school. In order to fulfill this objective, our analysis took into account interviews with two literacy teachers, in two different contexts: (i) literacy in a public-school classroom context and (ii) literacy in a private-school classroom context. It is intended to observe how these different scenarios dealt with the problems imposed by the pandemic, and to verify if the pandemic accentuated the abyss that exists between social classes in relation to the right to education, due to the inequality of access to educational resources. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|