Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Nátaly Cristina de Lisboa Silva | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Nátaly Cristina de Lisboa Silva. Meninos youtubers e suas brincadeiras. 2022. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A brincadeira sempre foi importante para as crianças, e na contemporaneidade percebe-se que apropriação da linguagem digital tem se expandido entre as brincadeiras e produção cultural das crianças. Desse modo, o presente artigo visa identificar as brincadeiras das crianças no YouTube, tendo como recorte os meninos, a fim de compreender como eles têm ocupado os canais, verificando quais os seus interesses, temáticas e os conteúdos que têm sido divulgados em cada canal, dialogando com a cultura midiática. Para as análises foram consideradas os vídeos mais vistos dos meninos, que estão inseridos em uma cultura lúdica digital e tem milhares de visualizações diárias em seus vídeos. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, considerou doze vídeos dos seguintes canais: Isaac do Vine; Maria Clara e JP; Família Paulinho e Toquinho; Caduzinho Carvalho. Percebe-se que os meninos, ainda que em menor proporção, tem ocupado esse espaço e compartilhado suas brincadeiras, configurando possibilidades para suas expressões por meio da linguagem digital na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | YouTube (Site de vídeos) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Celebridades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Meninos youtubers e suas brincadeiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T12:44:56Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T12:44:56Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32554 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Play has always been important for children, and in contemporary times it is perceived that the appropriation of digital language has expanded between play and cultural production of children. Thus, this article aims to identify children's games on YouTube, having as cut out the boys, in order to understand how they have occupied the channels, verifying their interests, themes and the contents that have been disseminated on each channel, dialoguing with the media culture. For the analyses were considered the most viewed videos of boys who are inserted in a digital playful culture and have thousands of daily views in their videos. The qualitative research, of exploratory nature, considered twelve videos from the following channels: Isaac do Vine; Maria Clara and JP; Paulinho and Toquinho family; Little Carvalho. It is perceived that the boys, although to a lesser extent, have occupied this space and shared their games, configuring possibilities for their expressions through digital language in contemporary times. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|