Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DebbieJanneHolandadeSousaPereira.pdf233,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor na busca por uma escola inclusiva no município de Novo Gama – Goiás
Autor(es): Pereira, Debbie Janne Holanda de Sousa
Orientador(es): Reis, Carla de Borja
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: PEREIRA, Debbie Janne Holanda de Sousa. O papel do gestor na busca por uma escola inclusiva no município de Novo Gama – Goiás. 2011. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho pauta-se na necessidade percebida em ouvir algumas das dificuldades enfrentadas pelos gestores do município de Novo Gama – GO no que diz respeito à Inclusão. Nele, encontram-se algumas considerações a respeito do que se entende por gestor escolar e o perfil que este profissional deve ter frente à educação inclusiva. Realizou-se um estudo teórico de algumas competências inerentes à função de gestor objetivando embasar a análise dos dados coletados através de uma pesquisa de campo. O eixo central do trabalho consiste em analisar as barreiras e dificuldades que há no município em relação à Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEEs). _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work is guided by the necessity perceived when listening some of the troubles faced by the managers of Novo Gama city, Goiás, concerning to inclusion. In it, we find some considerations about what we understand as school manager and the profile that this professional must have in the presence of the inclusive education. A theoretical study have been made of some inherent competences to the manager function to base the analysts of the data collected by a field research. The work’s main axis consists in analyze the obstacles and difficulties that exists in the city in relation to the inclusion of students with special educational necessities.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons