Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielRamos_RafaelDias_tcc.pdf10,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análises dos impactos ambientais gerados pelo lixão de São Félix do Boribe/BA por meio de ensaios e levantamento geofísico de eletrorresistividade
Autor(es): Ramos, Gabriel Klein
Dias, Rafael Cortopassi Sales
Orientador(es): Silva, Rafael Cerqueira
Coorientador(es): Silva, Carlos Petrônio Leite da
Assunto: Resíduos sólidos
Impacto ambiental
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 18-Nov-2022
Referência: DIAS, Rafael Cortopassi Sales; RAMOS, Gabriel Klein. Análises dos impactos ambientais gerados pelo lixão de São Félix do Boribe/BA por meio de ensaios e levantamento geofísico de eletrorresistividade. 2020. 118 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Métodos geofísicos cada vez mais vêm ganhando importância na aplicação de problemas de engenharia geotécnica. Na presente pesquisa, dentro dos métodos disponíveis, avaliou-se a efetividade da sondagem geofísica por eletrorresistividade na identificação de plumas de contaminação oriundas de lixiviado resultante da disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em uma dolina, situada em região cárstica. A contaminação do subsolo nesse tipo de ambiente representa um sério impacto ambiental, visto possuir ligações subterrâneas que facilitam o espalhamento do contaminante a grandes distâncias, podendo atingir os cursos d’água. Para identificar uma possível frente de contaminação foram executadas 3 linhas de levantamento por eletrorresistividade, sendo uma a montante do lixão, considerada o perfil geoelétrico de referência, a intermediária, no próprio lixão, e a terceira, a jusante do lixão. Em cada linha foram coletadas amostras de solo para realização de ensaios de caracterização e de pH. Para avaliar a abrangência da frente de contaminação, também foram coletadas amostras de água no rio situado 500 m a jusante do lixão. Os pontos de coleta no rio seguiram o mesmo procedimento adotado para a geofísica e ensaios de solo, sendo coletadas amostra a montante, na direção do lixão e a jusante. Os resultados das sondagens mostraram as diferentes resistividades das linhas, sendo observadas resistividades muito mais baixas na linha sobre o lixão e a jusante, quando comparadas com a linha de referência, a montante. Tal evidenciou a frente de contaminação e o caminhamento da mesma no subsolo. Consistentemente, as umidades verificadas no solo aumentaram na direção de montante para jusante. No solo, também foi observada variação de pH mais ácido para pH mais básico em profundidade. Dessa forma, a associação dos métodos diretos de análises com o indireto demonstrou a aplicabilidade da geofísica na avaliação de plumas de contaminação. Na amostragem realizada no rio não foi possível identificar evidências de contaminação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.