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Título: Práticas avaliativas informais em uma turma de anos iniciais de escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Jennifer Mendes de
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Educação de crianças
Avaliação educacional
Avaliação de aprendizagem
Professores e alunos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 18-Nov-2022
Referência: SOUSA, Jennifer Mendes de. Práticas avaliativas informais em uma turma de anos iniciais de escola pública do Distrito Federal. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no curso de Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo geral foi analisar a(s) práticas avaliativas informais no processo de ensino e de aprendizagem de estudantes em uma turma de anos iniciais de escola pública do Distrito Federal. Foram elaborados os seguintes objetivos específicos: compreender a concepção da professora regente acerca da avaliação para as aprendizagens, em especial, da que acontece de modo informal; identificar e analisar as práticas avaliativas informais e suas influências no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; analisar se há uma correlação entre avaliação informal e relação pedagógica entre a professora e estudantes e, caso, exista, de que forma ela acontece. Para tal, a pesquisa assumiu a abordagem metodológica qualitativa e foi realizada em uma turma de 4º ano de uma escola pública do Distrito Federal (DF). Os estudiosos e teóricos que fundamentam o trabalho são: Cordeiro (2011), Fernandes (2010), Fernandes e Freitas (2007),Freitas (2002, 2009), Hadji (2001), Luckesi (1990, 2005a, 2005b), Soares (2019), Tacca e Branco(2008),Veiga (2019), Villas Boas (2006, 2007, 2011, 2017), entre outros. Os dados da pesquisa foram levantados por meio de questionário e entrevista realizada com a professora regente, por meio das observações feitas na turma e análise documental. Os resultados mostram a concepção da professora com proximidade para a avaliação formativa, entretanto, suas práticas avaliativas informais transitam entre a avaliação informal encorajadora e desencorajadora com traços punitivos. Da mesma forma, a relação pedagógica estabelecida entre a professora e os estudantes revela ser potencializadora para a avaliação informal, bem como, essa avaliação fortalece a relação pedagógica como vínculo libertador e ou como vínculo de dependência.
Abstract: The present study was developed in the course of Pedagogy at the University of Brasilia (UnB) as Final Work (TCC). The general objective was to analyze the informal evaluative practices in the process of teaching and learning of students in a class of initial years of public school in the Federal District. The following specific objectives have been developed: to understand the teacher-regent’s conception of assessment for learning, in particular, of what happens informally; to identify and analyze informal evaluative practices and their influences on the teaching and learning process of students; to analyze whether there is a correlation between informal assessment and pedagogical relationship between teacher and students and, if any, how it happens. For this, the research took the qualitative methodological approach and was carried out in a 4th grade class of a public school in the Federal District (DF). The scholars and theorists who substantiate the work are: Cordeiro (2011), Fernandes (2010), Fernandes e Freitas (2007), Freitas (2002, 2009), Hadji (2001), Luckesi (1990, 2005a, 2005b), Soares (2019), Tacca and Branco (2008), Veiga (2019), Boas (2017, Villas (2007) among others. The research data were collected through a questionnaire and interview with the regent teacher, through the observations made in the class and documentary analysis. The results show the conception of the teacher with proximity to the formative evaluation, however, her informal evaluative practices transition between encouraging and discouraging informal evaluation with punitive traits. In the same way, the pedagogical relationship established between the teacher and the students reveals to be potentiating for the informal evaluation, as well as, this evaluation strengthens the pedagogical relationship as a liberating bond and as a bond of dependence.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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