Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArthurNonatoRibeiroBrandao_tcc.pdf6,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Compatibilização de projetos em BIM utilizando realidade virtual
Autor(es): Brandão, Arthur Nonato Ribeiro
Orientador(es): Inojosa, Leonardo da Silveira Pirillo
Coorientador(es): Silva Júnior, Félix Alves da
Assunto: Construção civil
Projeto auxiliado por computador
Realidade virtual
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 17-Nov-2022
Referência: BRANDÃO, Arthur Nonato Ribeiro. Compatibilização de projetos em BIM utilizando realidade virtual. 2021. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem se beneficiado com os avanços tecnológicos nos últimos anos. Conceitos como a Modelagem da Informação da Construção (BIM -Building Information Modeling) ou as aplicações de Realidade Virtual estão cada vez mais presentes no contexto da construção civil. Os processos que ainda são realizados com base em desenhos assistidos por computadores(CAD), estão sendo substituídos por modelagens tridimensionais mais complexas, gerando uma maior automatização, eficiência na realização de tarefas e reduzindo custos. Os trabalhos que antes eram operacionais e manuais são agora realizados por softwares de última geração possibilitando que os profissionais foquem suas atenções nas tomadas decisões mais importantes acercado projeto. No processo de compatibilização com ferramentas BIM os relatórios de interferências são obtidos de forma automática, logo, é possível visualizar os locais exatos onde ocorrem as incompatibilidades. Paralelo a isso temos um crescente desenvolvimento de novas ferramentas e softwares de Realidade Virtual, gerando novas possibilidades de imersão e interação com mundos virtuais, os quais podem ser aplicados nas mais diversas áreas de conhecimento. Com isso, a percepção e compreensão do que está sendo projetado está cada vez melhor, fazendo com que as expectativas quanto ao desempenho do projeto estejam cada vez mais próximas do que será obtido ao término da construção. O objetivo deste trabalho é analisar o uso de tecnologias de Realidade Virtual na visualização de modelos tridimensionais BIM durante uma compatibilização de projetos. Dessa forma, foi possível avaliar como o uso integrado dessas tecnologias podem melhorar a compreensão do que está sendo compatibilizado, auxiliando nas tomadas de decisões relativas ao tema. Foram identificadas vantagens e limitações do uso e foram sugeridas melhorias para o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias na área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.