Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3252
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FabioBrunoNeivaMelo.pdf2,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de um dispositivo de fixação para caracterização mecânica das ligas NiTi
Autor(es): Melo, Fábio Bruno Neiva
Orientador(es): Muterlle, Palloma Vieira
Assunto: Resistência à tração
Resistência de materiais
Data de apresentação: 30-Nov-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: MELO, Fábio Bruno Neiva. Desenvolvimento de um dispositivo de fixação para caracterização mecânica das ligas NiTi. 2011. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Absorvedores dinâmicos de vibração são utilizados para mitigar a vibração em cabos de transmissão de energia elétrica causado pela excitação eólica. Os absorvedores stockbridge convencionais são projetados para que tenham eficiência máxima em frequências próximas às frequências naturais do cabo, mas apresentam baixo rendimento para outras frequências. A utilização de absorvedores dinâmicos de vibrações, que apresentam o comportamento pseudoelástico das ligas de NiTi, tem como objetivo atenuar as amplitudes de vibrações do sistema primário para uma faixa de frequência de excitação e não apenas para uma frequência fixa. Este projeto tem como objetivo a preparação de todos os requisitos necessários para o ensaio de tração, tendo em vista a posterior caracterização de ligas de NiTi em trabalhos futuros, para obtenção da melhor combinação entre a largura de histerese, o amortecimento e o comportamento dinâmico destas ligas quando em exercício. O projeto de um dispositivo de fixação para a máquina de tração e o dimensionamento dos corpos de prova (de acordo com NBR 6152) estão entre os requisitos necessários. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Absorvedores dinâmicos de vibração são utilizados para mitigar a vibração em cabos de transmissão de energia elétrica causado pela excitação eólica. Os absorvedores stockbridge convencionais são projetados para que tenham eficiência máxima em frequências próximas às frequências naturais do cabo, mas apresentam baixo rendimento para outras frequências. A utilização de absorvedores dinâmicos de vibrações, que apresentam o comportamento pseudoelástico das ligas de NiTi, tem como objetivo atenuar as amplitudes de vibrações do sistema primário para uma faixa de frequência de excitação e não apenas para uma frequência fixa. Este projeto tem como objetivo a preparação de todos os requisitos necessários para o ensaio de tração, tendo em vista a posterior caracterização de ligas de NiTi em trabalhos futuros, para obtenção da melhor combinação entre a largura de histerese, o amortecimento e o comportamento dinâmico destas ligas quando em exercício. O projeto de um dispositivo de fixação para a máquina de tração e o dimensionamento dos corpos de prova (de acordo com NBR 6152) estão entre os requisitos necessários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons