Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3251
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MoiraParanaguaNogueira.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fermentação in vitro da torta de dendê cultivado nas condições do cerrado
Autor(es): Nogueira, Moíra Paranaguá
Orientador(es): Cabral Filho, Sérgio Lúcio Salomon
Assunto: Dendê
Nutrição animal
Subprodutos agrícolas
Data de apresentação: 1-Dez-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: NOGUEIRA, Moíra Paranaguá. Fermentação in vitro da torta de dendê cultivado nas condições do cerrado. 2011. 43 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi realizar a caracterização nutricional das tortas da polpa e da amêndoa de quatro cultivares de dendezeiros, na época das águas e da seca, cultivados em área irrigada da Embrapa Cerrados, Planaltina-DF. As tortas foram extraídas pelo processo de prensagem, sem a utilização de solventes, e submetidas à análise de MS, PB, FDN, FDA e EE. Avaliou-se a cinética de fermentação ruminal da torta de dendê, por meio da técnica in vitro semiautomática de produção de gases. As leituras de pressão foram realizadas às 3, 6, 9,12, 16, 24, 48, 72 e 96 horas de fermentação. Os rendimentos médios dos produtos e co-produtos do dendê na época das águas e da seca foram respectivamente 37,3% e 29,9% de óleo de palma, 1,6% e 1,1% de óleo de palmiste, 24,3% e 19,02% de torta de palma e 2,5% e 2,2% de torta de palmiste. Na análise bromatológica não houve diferença significativa dos teores de nutrientes entre as cultivares avaliadas. Houve variação da composição nutricional nas épocas em estudo. O potencial máximo de produção de gases da época das águas (222,3 mL/g de MS) foi superior à época da seca (155,4 mL/g de MS). As tortas de amêndoa apresentaram os maiores potenciais máximo de produção de gases quando comparado às tortas de polpa. O estudo foi capaz de identificar diferença no tempo de colonização das bactérias do rúmen nos substratos polpa e amêndoa, sendo maior no período das águas do que na seca. Conclui-se que as tortas de dendê podem ser utilizadas como alimentos alternativos para ruminantes, pois apresentaram boa composição química e qualidade fermentativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons