Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JovinodeSousaRodrigues.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Salário e trabalho docente : discussão da valorização do profissional
Autor(es): Rodrigues, Jovino de Sousa
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores
Professores - salários
Qualidade (Educação)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Abr-2012
Referência: RODRIGUES, Jovino de Sousa. Salário e trabalho docente: discussão da valorização do profissional. 2011. 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho discute a profissão docente, com foco de análise nas condições de trabalho do professor/pedagogo, com ênfase no salário, da suficiência do mesmo para o sustento familiar, como política de valorização do professor. Trata-se uma pesquisa quantitativa sobre o salário do pedagogo no Distrito federal. Este estudo foi desenvolvido com base em um questionário aplicado a 100 pedagogos. Os resultados mostram que a maior parte dos pedagogos no DF tem vencimentos superiores a R$3.000,00 (aproximadamente 70% dos resultados), que a renda pessoal do pedagogo reflete significativamente a renda familiar e que o salário é proporcional à idade, ou seja, quanto mais velho o pedagogo, maior seu salário, e vice-versa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the teaching profession, focusing on analysis of the teacher working conditions, with emphasis on the salary, the sufficiency of the same for the family support, as a policy of valuing the teacher. It is a quantitative research on the teacher's salary in Distrito Federal. This study was developed based on a questionnaire administered to 100 educators. The results show that most teachers in the Brasília does have salaries bigger than R$ 3.000,00 (approx. 70% of results), that the teacher's personal income reflects significantly to family income and the salary is proportional to age, what means that the older the teacher is, the higher your salary will be, and that the reverse is also valid.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3248
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons