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Título: A baixa escolaridade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e a educação básica como perspectiva de conhecimento e ressocialização
Autor(es): Reis, Keila Maria de Souza
Orientador(es): Oliveira, Adriana da Silva Ramos de
Assunto: Medidas socioeducativas
Socioeducação
Escolarização
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: REIS, Keila Maria de Souza. A baixa escolaridade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e a educação básica como perspectiva de conhecimento e ressocialização. 2022. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo fala sobre a problemática em torno da baixa escolaridade dos jovens que ingressam no Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, no município de Manaus (AM). Nessa perspectiva, buscamos entender quais os avanços reais são obtidos quando os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são incluídos na escola e quais as perspectivas quanto a ressocialização esperada pela equipe de referência, por outro lado, procuramos entender como esse processo é descontinuado após o cumprimento da medida socioeducativa. A pesquisa foi realizada a partir de leitura da literatura pertinente ao tema escolhido, para coleta de dados teve-se como fonte livros, sites, documentos normativos tais como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Leis Infraconstitucionais e documentos institucionais, bem como, utilizamos questionário com perguntas abertas distribuídas a equipe profissional de referência do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente. Nesse contexto, podemos entender que a socioeducação se constitui como o processo de formação humana integral podendo ser articulada a partir dos eixos de desenvolvimento físico, mental, moral, intelectual, espiritual e social, constituindo-se como um espaço de oportunidades e possibilidades para o exercício da plena cidadania, na qual os adolescentes se reconheçam como sujeitos de direitos e portadores de proteção integral.
Abstract: This study talks about the problem around the low schooling of young people who enter the Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, in the city of Manaus (AM). are included in the school and what are the perspectives regarding the resocialization expected by the reference team, on the other hand, we seek to understand how this process is discontinued after the fulfillment of the socioeducational measure. The research was carried out from reading the literature relevant to the chosen theme, for data collection, books, websites, normative documents such as the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Infraconstitutional Laws and institutional documents, as well as , we used a questionnaire with open questions distributed to the professional reference team of Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente. In this context, we can understand that socio-education is constituted as the process of integral human formation and can be articulated from the axes of physical, mental, moral, intellectual, spiritual and social development, constituting itself as a space of opportunities and possibilities for the exercise of full citizenship, in which adolescents recognize themselves as subjects of rights and bearers of full protection.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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