Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KeilaMariaDeSouzaReis_tcc.pdf699,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana da Silva Ramos de-
dc.contributor.authorReis, Keila Maria de Souza-
dc.identifier.citationREIS, Keila Maria de Souza. A baixa escolaridade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e a educação básica como perspectiva de conhecimento e ressocialização. 2022. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo fala sobre a problemática em torno da baixa escolaridade dos jovens que ingressam no Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, no município de Manaus (AM). Nessa perspectiva, buscamos entender quais os avanços reais são obtidos quando os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são incluídos na escola e quais as perspectivas quanto a ressocialização esperada pela equipe de referência, por outro lado, procuramos entender como esse processo é descontinuado após o cumprimento da medida socioeducativa. A pesquisa foi realizada a partir de leitura da literatura pertinente ao tema escolhido, para coleta de dados teve-se como fonte livros, sites, documentos normativos tais como a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Leis Infraconstitucionais e documentos institucionais, bem como, utilizamos questionário com perguntas abertas distribuídas a equipe profissional de referência do Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente. Nesse contexto, podemos entender que a socioeducação se constitui como o processo de formação humana integral podendo ser articulada a partir dos eixos de desenvolvimento físico, mental, moral, intelectual, espiritual e social, constituindo-se como um espaço de oportunidades e possibilidades para o exercício da plena cidadania, na qual os adolescentes se reconheçam como sujeitos de direitos e portadores de proteção integral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.titleA baixa escolaridade dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e a educação básica como perspectiva de conhecimento e ressocializaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T22:11:58Z-
dc.date.available2022-11-10T22:11:58Z-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study talks about the problem around the low schooling of young people who enter the Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, in the city of Manaus (AM). are included in the school and what are the perspectives regarding the resocialization expected by the reference team, on the other hand, we seek to understand how this process is discontinued after the fulfillment of the socioeducational measure. The research was carried out from reading the literature relevant to the chosen theme, for data collection, books, websites, normative documents such as the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Infraconstitutional Laws and institutional documents, as well as , we used a questionnaire with open questions distributed to the professional reference team of Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente. In this context, we can understand that socio-education is constituted as the process of integral human formation and can be articulated from the axes of physical, mental, moral, intellectual, spiritual and social development, constituting itself as a space of opportunities and possibilities for the exercise of full citizenship, in which adolescents recognize themselves as subjects of rights and bearers of full protection.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.