Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32480
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KarollineMariaGoncalvesMateus_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síndrome de Burnout (sb) e suas consequências na saúde mental dos profissionais da secretária de assistência social de Goianira, Goiás
Autor(es): Mateus, Karolline Maria Gonçalves
Orientador(es): Santos, Potyguara Alencar dos
Assunto: Burnout (Psicologia)
Assistentes sociais
Saúde ocupacional
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: MATEUS, Karolline Maria Gonçalves. Síndrome de Burnout (sb) e suas consequências na saúde mental dos profissionais da secretária de assistência social de Goianira, Goiás. 2022. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Síndrome de Burnout (SB) é um transtorno de humor caracterizado por extrema exaustão, estresse e fadiga física devido a um trabalho estressante que exige muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa desta doença é o excesso de trabalho. Durante a pandemia, as consequências de tal síndrome surgiram em meio a vários ambientes laborais, como entre os profissionais da Secretária de Assistência Social de Goianira, Goiás. Os resultados aqui apresentados teve por base uma pesquisa cujo objetivo foi compreender o conceito, sintomas e consequências dessa síndrome no ambiente de trabalho dos profissionais daquela Secretaria. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório em janeiro de 2022, que compreendeu a aplicação de um questionário do tipo Maslach Burnout Inventory (MBI) entre os profissionais. A questão que alicerçou a proposta da coleta e análise de dados se perguntou como a Síndrome de Burnout (SB) afetou os profissionais da assistência social do município de Goianira durante a pandemia de Covid-19, e qual o impacto que ela teve no cotidiano institucional de uma maneira geral. Através da pesquisa foi possível perceber as manifestações sintomáticas iniciais da síndrome e os seus efeitos tanto entre profissionais, quanto no funcionamento da instituição.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.