Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JulianaGrasielaDaSilvaDantasLopes_tcc.pdf491,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19 em Mossoró-RN
Autor(es): Lopes, Juliana Grasiela da Silva Dantas
Orientador(es): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Assunto: Acolhimento institucional
Direitos da criança e do adolescente
Violência contra crianças e adolescentes
Covid-19
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: LOPES, Juliana Grasiela da Silva Dantas. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19 em Mossoró-RN. 2022. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao tema de violências e subtema violações de direitos de crianças e adolescentes, no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB) ofertado pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS) e Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA). O estudo busca compreender as violações de direitos e o contexto sociofamiliar de crianças e adolescentes que foram acolhidas institucionalmente em Mossoró-RN durante a pandemia da covid-19. Partindo desse objetivo e tendo por base o lapso temporal de março de 2020 a dezembro de 2021, foi realizada uma pesquisa documental em uma unidade de acolhimento institucional e foi utilizado um referencial teórico como sustentação analítica da pesquisa empírica. Por meio dos estudos realizados, percebeu-se que, em sua maioria, crianças e adolescentes acolhidos estiveram inseridos em contextos de situação de rua e negligência, sendo majoritariamente do sexo feminino e pretos(as) e/ou pardos(as). Ademais, um conjunto de desigualdades sociais perpassam as suas trajetórias, sendo elas oriundas de contextos sociofamiliares encadeados por uma violência estrutural ampla e complexa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.