Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GiseleFerreiraFeitosa.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorFeitosa, Gisele Ferreira-
dc.identifier.citationFEITOSA, Gisele Ferreira. O diálogo entre linguagens na perspectiva de uma educação integral. 2010. 103 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.en
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre o tema O Diálogo entre Linguagens numa Perspectiva de Educação Integral e tem implicações para se pensar sobre o dialogo como facilitador de um processo educativo integrador. O seu objetivo principal é analisar as possibilidades de diálogo entre diversas linguagens expressivas como condição necessária à construção de uma educação integral. Fruto de inquietações e questionamentos, o referido tema surgiu da formação da autora como filha de professores em constante formação, bem como da sua auto-educação. Na intenção de refletir a cerca destes questionamentos, investigou-se a prática docente da autora nos estágios obrigatórios do curso de Pedagogia. Fundamentada no novo paradigma da complexidade e holismo, utilizando-se os princípios norteadores da Pesquisa Qualitativa, foi realizada uma análise dos vídeos gravados nas práticas docentes. Esta pesquisa possibilitou perceber que o diálogo entre as linguagens expressivas: musical, corporal, imagética, escrita; é uma ótima maneira de promover os encantos de se aprender a viver a escola. Compreendendo que a integralidade é possível, viável, sendo necessário ter clara uma concepção de ser humano, de educação, de linguagem, de vida, além de força de vontade, coragem, determinação e amor para percorrer pelas diversas dimensões humanas. E que a relação dialógica da vida humana, pode sim, participar da escola e de qualquer espaço educativo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação integralen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordLinguagemen
dc.titleO diálogo entre linguagens na perspectiva de uma educação integralen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-10T15:00:15Z-
dc.date.available2012-04-10T15:00:15Z-
dc.date.issued2012-04-10T15:00:15Z-
dc.date.submitted2010-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3245-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This paper discusses the theme "Dialogue between Languages Perspective of Integral Education." Its main objective is to examine the possibilities of dialogue between different expressive languages, as a prerequisite for building a comprehensive education. Result of concerns and questions regarding a position of fragmentation in the educational process, this theme emerged from the author's training as a child in constant training of teachers, as well as their self-education. With the intention to deepen reflection on the author's teaching practice in stages required the Faculty of Education (Project IV) was performed reviewing the pedagogical work developed with children in the perspective of reflective teacher education, research their practice. Based on an innovative paradigm that acknowledges the complexity, holism and interdisciplinarity, and using the guiding principles of qualitative research, we conducted an analysis of "episodes" of the recorded video in teaching practices. The research enabled us to understand that dialogue between expressive language - musical, bodily imagery, writing - is a great strategy to promote the delights of learning to live the school. It is concluded that the construction of an integral education is possible, and must have a clear conception of human being, education, language and life, besides willpower, courage, determination and love to browse through the various human dimensions. And that the dialogic relationship of human life, but can participate in any school and educational space.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.3245-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons